O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os artigos e resenhas submetidos a Revista Sociedade e Território, deverão ser elaborados em conformidade as presentes diretrizes. 

Observações gerais

  1.  Os artigos e resenhas deverão ser submetidos por meio da página oficial da Revista Sociedade e Território (http://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio).
  2. Os artigos e resenhas submetidos ao periódico deverão ser inéditos. Excepcionalmente serão aceitos artigos apresentados em versão revisada e ampliada.
  3. É recomendável que os textos submetidos não sejam enviados a outras revistas e não estejam em processo de avaliação em outros periódicos científicos.
  4. Anualmente será publicado somente um artigo de cada autor, esteja este na condição de autor principal ou coautor.
  5. Os artigos deverão apresentar no máximo três autores. Em casos excepcionais (mais de três) deverá ser encaminhada uma justificativa para o e-mail da Revista Sociedade e Território (revset.ufrn@gmail.com), a qual será avaliada pelo conselho editorial do periódico.
  6. O conteúdo apresentado nos artigos e resenhas é de total responsabilidade de seus autores.
  7. Os textos submetidos à Revista Sociedade e Território poderão ser redigidos em Português, Espanhol e Inglês. 
  8. Os textos que apresentarem problemas ortográficos, gramaticais, linguísticos ou de digitação serão reencaminhados aos seus respectivos autores para realização das correções necessárias. Aconselha-se que antes da submissão, os textos sejam enviados para revisão ortográfica, a ser realizada por profissional especialista na área.
  9. Os resumos em línguas estrangeiras devem ser elaborados ou revisados por especialistas ou tradutores profissionais. O uso de tradutores automáticos deve ser evitado.
  10. Os textos submetidos à Revista Sociedade e Território deverão ser elaborados no Word e possuir formato DOC.
  11. Os arquivos digitais encaminhados a Revista Sociedade e Território deverão ter o tamanho máximo de 02 megabytes.
  12. Os textos submetidos para publicação junto a Revista Sociedade e Território, não poderão ter seus autores identificados ao longo do manuscrito. Os dados pessoais, as informações institucionais e o e-mail, deverão ser enviados por meio de formulário eletrônico a ser preenchido na página da Revista Sociedade e Território durante o registro do usuário.
  13. Os textos submetidos deverão obedecer sumariamente às recomendações gerais e as orientações referentes à forma/formatação dos artigos e resenhas.

 

ORIENTAÇÕES INERENTES A FORMA/FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

 

  1. Os artigos deverão ter entre 15 a 20 laudas, redigidos em folhas no formato A4, incluindo as figuras, mapas, quadros, tabelas, notas e referências.
  2. As resenhas deverão ter entre 4 e 6 laudas, redigidas em folhas no formato A4.
  3. A página deverá apresentar margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,0 cm.
  4. Os textos devem ser justificados, digitados com espaçamento entre as linhas de 1.5, em fonte Times New Roman e tamanho 12. O recuo de início dos parágrafos deve ser 1,25 cm.
  5. O título do artigo ou resenha deverá ser escrito em fonte Times New Roman, Tamanho 14, maiúsculo, em negrito, centralizado e com espaçamento simples entre as linhas.
  6. Abaixo do título, deverá constar o resumo, as palavras chaves na língua vernácula, seguidas de título, resumo e palavras-chaves traduzidas em duas línguas estrangeiras.
  7. Os artigos deverão apresentar três resumos, sendo obrigatórios os resumos em português e inglês. O terceiro resumo poderá ser apresentado em espanhol, francês, alemão e italiano, conforme escolha do autor.
  8. Os resumos deverão ser redigidos obedecendo a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e justificado.  Os Resumos deverão ter tamanho máximo de 10 linhas.
  9. Os textos poderão apresentar entre 3 e 5 palavras-chaves.
  10. As seções ou subseções não deverão ser numeradas.
  11. Os títulos das seções deverão ser redigidos em fonte Times New Roman, Tamanho 12, maiúsculo, em negrito e justificado a esquerda. Os títulos das subseções deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, Tamanho 12, minúsculo, em negrito e justificado a esquerda. Os títulos das seções ou subseções deverão ser separados do corpo do texto por um espaçamento.
  12. As figuras e mapas devem apresentar formato digital JPG e inseridas no corpo do texto, não excedendo as margens da página. Os gráficos, quadros e tabelas também devem ser inseridos no corpo do texto, respeitando os limites de suas margens.
  13. Os títulos das figuras, mapas, tabelas, quadros e gráficos deverão ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. A fonte dos elementos mencionados deve ser apresentada em fonte Times New Roman, tamanho 10 e centralizada.
  14. Os mapas, figuras, quadros, tabelas e gráficos deverão ser centralizados.
  15. As notas de rodapés deverão ser redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10 e apresentadas no final da página. Estas precisam ser numeradas ordinalmente e usadas com parcimônia, quanto à recorrência e ao tamanho. Evitar o uso de notas de rodapé com tamanho superior a três linhas.  
  16. Palavras em língua estrangeira, neologismos ou nomenclaturas científicas deverão ser destacadas no corpo do texto em itálico.
  17. Quanto à apresentação das citações

 17.1    Aspas duplas para citações com até três linhas. Nesse caso, as citações devem ser colocadas no interior dos parágrafos.

17.2    As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte Times New Roman 10, espaçamento simples entre as linhas e sem aspas. Entre os parágrafos e as citações deve haver espaçamento simples.

17.3    As citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor no contexto da frase, só a inicial deve ser em letra maiúscula, e quando a menção é feita entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas.

Exemplos:

 a) Conforme afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".

 b) "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (CORRÊA, 1997, p.152)

     18.No tocante a forma de apresentação das referências

 18.1    A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto.

18.2    As referências deverão ser apresentadas de acordo com os critérios abaixo.

 

a)      Livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

b)      Capítulo de livro: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO CAPÍTULO, Prenomes. "Título do capítulo: subtítulo". In: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: ROSENDAHL, Zeny. "Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião". In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005. p. 191 . 226.

c)      Artigo de periódico: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO ARTIGO, Prenomes. "Título do artigo: subtítulo". Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

Exemplo: MELLO, João Batista Ferreira de. "Valores em geografia e o dinamismo do mundo vivido na obra de Anne Buttimer". Espaço e Cultura, n. 19 - 20, p. 33-39, dez. 2005.

d)     Dissertações e Teses: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A), Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, Local.

Exemplo: JUNCKES, Ivan Jairo. O sindicalismo novo dos bancários na reestruturação financeira dos anos noventa no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia Política) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFSC, Florianópolis - SC.

e)      Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO(A) AUTOR(A) DO TRABALHO, Prenomes. "Título do trabalho". In: Nome do evento, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo: SILVA, João Marcio Palhete da. "Poder, governo e território em Carajás" In: VI Encontro Nacional da Anpege, 2005, Fortaleza. Anais de resumo. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2005. p. 120-121.

 

Em casos de dúvidas quanto à forma de apresentação das citações, consultar as normas da ABNT – NBR 10520.

Em casos de dúvidas quanto à forma de elaboração das referências, consultar as normas da ABNT – NBR 6023.

O descumprimento a estas diretrizes implicara no reenvio dos trabalhos aos seus respectivos autores, de modo que estes realizem a formatação de acordo com as normas estabelecidas pela comissão editorial do periódico. 

 

Observaciones generales

  1. Los artículos deberán presentarse exclusivamente a través del sitio de la Revista Sociedade e Território (http://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio).
  2. Los artículos presentados deberán ser inéditos. Solamente en casos excepcionales serán aceptados artículos presentados en versión revisada y ampliada.
  3. Se recomienda que los artículos presentados no sean enviados a otras revistas científicas ni se encuentren en otros procesos de evaluación.
  4. En cada número de la Revista Sociedade e Território, será publicado solamente un artículo por autor, esté en condición de autor principal o coautor.
  5. Se aceptarán hasta tres autores por artículo. En casos excepcionales deberá ser enviada una justificación al e-mail de la Revista Sociedade e Território (revset.ufrn@gmail.com). La misma será evaluada por el consejo editorial de la revista.
  6. El contenido presentado en los artículos científicos es de total responsabilidad de sus respectivos autores.
  7. Se recomienda que antes de su presentación los textos sean enviados a una revisión ortográfica, la cual deberá ser realizada por un profesional o especialista en el área. Aquellos textos que presenten problemas de naturaleza ortográfica, lingüística o digitación, serán remitidos a sus respectivos autores para la realización de las correcciones necesarias.
  8. Los textos presentados a la Revista Sociedade e Território podrán ser escritos en Portugués, Español y Inglés.
  9. Los textos presentados a la Revista Sociedade e Território deberán ser elaborados en Word y poseer formato DOC.
  10. Los textos remitidos a Revista Sociedade e Território, no podrán exceder un máximo de 02 megabytes.
  11. Los textos presentados para su publicación en la Revista Sociedade e Território, no podrán tener sus autores identificados en ninguna parte del mismo. Sus nombres, títulos académicos y pertenencia institucional deberán ser enviados a través del formulario electrónico, completado en la página de la Revista Sociedade e Território al momento del ingreso o registro del usuario.
  12. Los textos presentados deberán obedecer estrictamente a las recomendaciones generales y a las orientaciones referentes a la forma/formato de artículos y reseñas.

 

ORIENTACIONES INHERENTES A LA FORMA/FORMATO DE LOS TEXTOS

 

  1. Los artículos deberán tener de 15 a 20 carillas con un máximo de 02 megabytes de tamaño en formato digital, escrito en hojas A4, incluyendo figuras, mapas, cuadros, tablas, notas y referencias. Las reseñas deberán tener entre 4 y 6 carillas.
  2. Las páginas deberán respetar márgenes superior e izquierdo de 3 cm, e inferior y derecho de 2 cm.
  3. Los párrafos deberán estar justificados (márgenes alineados a la derecha y a la izquierda), con un interlineado de 1.5, en fuente Times New Roman, tamaño 12. La sangría de inicio de párrafos deberá ser de 1.25 cm.
  4. El título del artículo o reseña deberá estar escrito en fuente Times New Roman, tamaño 14, en minúsculas, negrita, centrado y con interlineado simple.
  5. Debajo del título deberá constar el resumen, las palabras clave en idioma vernáculo, seguidas del título, resumen y palabras clave traducidas en dos idiomas extranjeros.
  6. Por tanto, los artículos deberán contener resúmenes en portugués (obligatorio), inglés (obligatorio), español, francés, alemán e italiano (a elección del autor). Se recomienda que los resúmenes en idiomas extranjeros sean revisados por especialistas o traductores profesionales.
  7. Los resúmenes deberán tener el siguiente formato: fuente Times New Roman, tamaño 11, interlineado simple y justificado. Los resúmenes no deberán exceder el tamaño máximo de 10 líneas.
  8. Los textos podrán presentar entre 3 y 5 palabras clave.
  9. Los títulos de las secciones deberán estar en fuente Times New Roman, tamaño 12, en mayúsculas, negrita y alineado a la izquierda. Los títulos de las subsecciones deberán presentarse en fuente Times New Roman, tamaño 12, en minúsculas, negrita y alineado a la izquierda. Tanto los títulos de las secciones como los de las subsecciones estarán separados del cuerpo del texto por un espacio.
  10. Las figuras y mapas deberán estar en formato JPG e insertas en el cuerpo del texto, respetando los márgenes de la página. Los gráficos, cuadros y tablas también estarán insertos en el cuerpo del texto, respetando los límites de márgenes.
  11. Los títulos de las figuras, mapas, tablas, cuadros y gráficos serán escritos en fuente Times New Roman, tamaño 12, en negrita y centralizados. La fuente de los mismos deberá estar presentada en Times New Roman, tamaño 10 y centralizada.
  12. Los mapas, figuras, cuadros, tablas y gráficos deberán estar centralizados.
  13. Las notas explicativas deberán estar al final de la página (nota al pie), numeradas ordinalmente y utilizadas con moderación, en cuanto a su recurrencia y extensión.
  14. Palabras en idioma extranjero, neologismos o nomenclaturas científicas serán destacadas en el cuerpo del texto en itálica.
  15. En cuanto a la presentación de las citas

15.1    Doble comillas para las citas de hasta tres líneas. En este caso, las mismas serán colocadas dentro de los párrafos.

15.2    Las citas con más de tres líneas deben destacarse con un desplazamiento de párrafo de 4 cm del margen izquierdo, con fuente Times New Roman 10, interlineado simple y sin comillas. Entre los párrafos y las citas deberá haber un espacio.

15.3    Las citas deberán estar nombradas en el cuerpo del texto por el(los) apellido(s) del(de los) autor(es), año de publicación y también, para citas textuales, número de página. Para mencionar al autor en el contexto de una frase, sólo la inicial deberá estar en letra mayúscula. Cuando la mención se realiza entre paréntesis, todas las letras deberán ser mayúsculas.

Ejemplos:

 a)      Según afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".

 b)      "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (CORRÊA, 1997, p.152)

      16. En lo que respecta a la forma de presentación de referencias

16.1    La lista de referencias completas deberá presentarse al final del texto.

16.2    Las referencias se presentarán de acuerdo con los siguientes criterios

 a)      Libro: APELLIDO DEL(DE LA) AUTOR(A) DE LA OBRA, Nombre. Título de la obra: subtítulo. Número de edición. Lugar de Publicación: Editorial, año de publicación.

Ejemplo: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

 b)      Capítulo de libro: APELLIDO DEL(DE LA) AUTOR(A) DEL CAPÍTULO, Nombre. "Título del capítulo: subtítulo". En: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DE LA OBRA, Nombre. Título de la obra: subtítulo. Número de edición. Lugar de Publicación: Editorial, año de publicación. Página inicial y final del capítulo.

Ejemplo: ROSENDAHL, Zeny. "Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião". En: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005. p. 191 - 226.

 c)      Artículo de revista: APELLIDO DEL(DE LA) AUTOR(A) DEL ARTICULO, Nombre. "Título del artículo: subtítulo". Título de la Revista, número del volumen, número del fascículo, página inicial y final del artículo, mes y año.

Ejemplo: MELLO, João Batista Ferreira de. "Valores em geografia e o dinamismo do mundo vivido na obra de Anne Buttimer". Espaço e Cultura, n. 19 - 20, p. 33-39, dic. 2005.

 d)     Disertaciones y Tesis: APELLIDO DEL(DE LA) AUTOR(A), Nombre. Título de la obra: subtítulo. Año de presentación. Categoría (Grado y Área de Especialización) – Institución, Lugar.

Ejemplo: JUNCKES, Ivan Jairo. O sindicalismo novo dos bancários na reestruturação financeira dos anos noventa no Brasil. 2004. Tesis (Doctorado en Sociología Política) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFSC, Florianópolis - SC.

 e)      Trabajos presentados en eventos científicos: APELLIDO DEL(DE LA) AUTOR(A) DEL TRABAJO, Nombre. "Título del trabajo". En: Nombre del evento, Número de edición del evento, Ciudad donde se realizó el evento. Anales... (o Actas... o Resúmenes...) Lugar de publicación: Editorial, Año de publicación. Página inicial y final del trabajo.

Ejemplo: SILVA, João Marcio Palhete da. "Poder, governo e território em Carajás" En: VI Encontro Nacional da Anpege, 2005, Fortaleza. Actas de resumen. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2005. p. 120-121.

 

En caso de dudas en cuanto a forma de presentación de las citas, consultar a ABNT - NBR 10520.

En caso de dudas en cuanto a forma de elaboración de las referencias, consultar a ABNT - NBR 6023.

El incumplimiento de estas directrices dará lugar al reenvío de los trabajos a sus respectivos autores, a fin de que éstos realicen las modificaciones de formato de acuerdo a las normas establecidas por la comisión editorial de la revista.

ARTIGOS

Política padrão de seção