MICROCRÉDITO E EMPREENDEDORISMO: Uma análise da Situação dos Beneficiários do Microcrédito da Cidade De Xai-Xai, Gaza, Moçambique

UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DO MICROCRÉDITO DA CIDADE DE XAI-XAI, GAZA, MOÇAMBIQUE

  • Nelson Maria Rosario Universidade Eduardo Mondlane-ESNEC
  • Mutemba France Daniel
  • Aurélio Ernesto Muchanga

Resumo

O presente artigo analisa a importância que as instituições de microcrédito têm no fomento de atividades empreendedoras da cidade de Xai-Xai, província de Gaza. Para o alcance do objetivo preconizado o estudo teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo a entrevista e inquéritos  as técnicas usadas para a recolha dos dados. Foram inqueridos catorze beneficiários do microcrédito, sendo o Fundo de desenvolvimento da Mulher (FDM) e a Socedade de Créditos de Moçambique (SOCREMO) as instituições fornecedoras do microcrédtio, ambos sediados na cidade de Xai-Xai. A pesquisa constatou que a procura de acesso a microcrédito deve-se principalmente a falta de emprego e a busca de fonte de rendimento. Os resultados da pesquisa mostraram que muitos dos beneficiários investiram ou apostaram em pequenos negócios (abertura de lojas de venda de produtos alimentares, de higiene, roupa, calçados, bares, etc) para minimizar a situação do desemprego e geração de renda.

Palavras-chaves: microcrédito,  empreendedorismo e Xai-Xai.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-02-2021
Como Citar
ROSARIO, N. M.; FRANCE DANIEL, M.; MUCHANGA, A. E. MICROCRÉDITO E EMPREENDEDORISMO: Uma análise da Situação dos Beneficiários do Microcrédito da Cidade De Xai-Xai, Gaza, Moçambique. Sociedade e Território, v. 32, n. 2, p. 107-125, 28 fev. 2021.