O URBANISMO PAULISTA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: UTOPIAS E REALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n2ID12340Palavras-chave:
urbanismo, planejamento urbano, políticas públicas, Anhaia Mello, Prestes Maia, São PauloResumo
O presente artigo pretende demonstrar o constructo do pensamento e as ações concretas do urbanista Anhaia Mello, um dos pioneiros teóricos do urbanismo brasileiro. A recuperação de suas teses e dissertações possibilitou revelar uma ampla rede de relações e debates travados entre os principais urbanistas que se dedicaram, nas primeiras décadas do século XX, à transposição e à (re) significação de um conjunto de propostas urbanas que dialogavam com a problemática urbana das cidades industriais. Nosso procedimento de pesquisa contou com a sistematização de fontes documentais, decretos, leis, atos municipais e artigos escritos por urbanistas brasileiros que tematizaram a problemática urbana. A realidade paulistana das primeiras décadas do século XX foi sulcada por várias propostas de urbanização conduzidas, dentre outros, por Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello e Francisco Prestes Maia
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.