POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n2ID22143Resumo
Este artigo analisa políticas públicas de desenvolvimento territorial rural em Goiás, especificamente os Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais-PROINF e o Programa de Agroindustrialização em Assentamentos da Reforma Agrária-TERRA FORTE. Para isso, foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documentais. Os dados revelam a distribuição desigual dos projetos, com concentração no centro e no sul de Goiás, além de demonstrar o caráter setorial, burocrático, municipalista, de resolução da pobreza rural pelo mercado, e, ao mesmo tempo, expõe a negação de políticas estruturais e do conteúdo do projeto de desenvolvimento territorial rural. Soma-se, a isso, a permanência de subalternidades nas populações do campo, com participação frágil de quilombolas e povos indígenas. Houve idealização dos sujeitos e do espaço material, com adesão acrítica ao projeto de desenvolvimento territorial rural europeu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.