REFERENTES DAS PAISAGENS CULTURAIS NA LEGISLAÇÃO EM SERGIPE:
DO PATRIMÔNIO E DA PATRIMONIALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n2ID25247Resumo
O artigo toma a paisagem como referente para a análise das Leis e Decretos de bens tombados com patrimônio. Considera a interface da cultura, do patrimônio e da paisagem como conduto teórico-metodológico que possibilita novas abordagens. O processo de patrimonialização exposto analisa as características sociais em que se inserem o aparato normativo do Estado como executor da vontade coletiva em preservar e conservar os patrimônios materiais e imateriais. Foram observados o contexto mundial e nacional que influenciaram a condução da patrimonialização em Sergipe e as especificidades socioculturais das Leis estaduais. Alerta, dentre outros, para os riscos de apropriação mercadológica e descaracterização dos bens, sinalizando para a importância de se produzir memoriais descritivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.