Estudo da Bacia do Rio Pirangi (RN): uma análise morfométrica visando correlações geoambientais
Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, análise morfométrica, método empírico.Resumo
Trata de uma análise morfométrica da rede de drenagem do rio Pirangi, com base em conceitos e métodos adotados por Horton, Strahler e Shreve, partindo da caracterização da ramificação do sistema hidrográfico por meio do método empírico. Neste estudo foram mensuradas as variáveis que integram o sistema de drenagem do rio Pirangi, visando a compreender sua relação com as características morfopedológicas, revendo-se o caso das interferências antrópicas no desencadeamento de processos erosivos. Partindo de tais princípios, foi observado que a análise morfométrica pode auxiliar estudos para planejamento ambiental, além de se revestir de importância para o estabelecimento de correlações com a geologia, a geomorfologia e a erosão do solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.