PAISAGEM COSTEIRA: AS MODIFICAÇÕES DA PRAIA DE PONTA NEGRA NA CIDADE DE NATAL/RN, DA DÉCADA DE 1970 Á 2010

Autores

  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Zuleide Maria Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janny Suenia Dias de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Paisagem Costeira. Urbanização. Praia de Ponta Negra.

Resumo

O presente trabalho procurou verificar e analisar as transformações do processo de urbanização pelo qual os bairros da cidade de Natal/RN vêm passando, com destaque o bairro de Ponta Negra. Vale ressaltar que a urbanização ocorreu de forma acelerada e desordenada, e, que provocou inúmeros problemas socioambientais. Pôde-se observar que as mudanças ocorridas na paisagem costeira foram as mais afetadas, principalmente, quando se trata das questões sociais e ambientais da Praia de Ponta Negra. Para a realização desse trabalho foi necessário uma pesquisa bibliográfica e o levantamento fotográfico – caracterização ambiental. Dessa forma, o estudo sobre a paisagem costeira possibilitou comprovar o quanto que as sociedades se apropriam de seus elementos e fornece-os novos usos e/ou funcionalidades, pois são nas paisagens onde se encontra o locus da vida e das ações antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Sou Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciatura em Geografia, pelo Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.Faço pesquisas sobre Paisagens Costeiras.

Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Drª do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Física, com destaque para as áreas litorâneas (zona costeira).

Janny Suenia Dias de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faz pesquisas para a Petrobrás.

Downloads

Publicado

03-02-2012

Como Citar

MACIEL, A. B. C.; LIMA, Z. M. C.; LIMA, J. S. D. de. PAISAGEM COSTEIRA: AS MODIFICAÇÕES DA PRAIA DE PONTA NEGRA NA CIDADE DE NATAL/RN, DA DÉCADA DE 1970 Á 2010. Sociedade e Território, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 2–18, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3492. Acesso em: 25 abr. 2024.