O USO E OCUPAÇÃO SOBRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA APA JENIPABU (RN, BRASIL) E SEU CARÁTER CONFLITIVO: ONDE FICA O ORDENAMENTO TERRITORIAL?
Resumo
A criação de áreas legalmente protegidas tem sido uma das mais difundidas estratégias de conservação da biodiversidade e de ordenamento do território pelo mundo. Por definição, as Unidades de Conservação criadas deveriam proporcionar, com o passar do tempo, um arranjo singular dos objetos em relação ao seu entorno, visto se tratar de áreas sob regime especial de administração. Fundamentadas pelo paradigma da sustentabilidade, essas áreas tendem a mascarar, em certos momentos, interesses diversos. Assim, como recorte espacial, optou-se por analisar a APA Jenipabu (RN), verificando a efetividade de sua criação e buscando a origem de certos conflitos pelo uso do território no interior dos seus limites.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.