O USO E OCUPAÇÃO SOBRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA APA JENIPABU (RN, BRASIL) E SEU CARÁTER CONFLITIVO: ONDE FICA O ORDENAMENTO TERRITORIAL?

Autores

  • Luis F. F. Barros Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA/RN.

Resumo

A criação de áreas legalmente protegidas tem sido uma das mais difundidas estratégias de conservação da biodiversidade e de ordenamento do território pelo mundo. Por definição, as Unidades de Conservação criadas deveriam proporcionar, com o passar do tempo, um arranjo singular dos objetos em relação ao seu entorno, visto se tratar de áreas sob regime especial de administração. Fundamentadas pelo paradigma da sustentabilidade, essas áreas tendem a mascarar, em certos momentos, interesses diversos. Assim, como recorte espacial, optou-se por analisar a APA Jenipabu (RN), verificando a efetividade de sua criação e buscando a origem de certos conflitos pelo uso do território no interior dos seus limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-02-2012

Como Citar

BARROS, L. F. F. O USO E OCUPAÇÃO SOBRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA APA JENIPABU (RN, BRASIL) E SEU CARÁTER CONFLITIVO: ONDE FICA O ORDENAMENTO TERRITORIAL?. Sociedade e Território, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 37–54, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3494. Acesso em: 23 abr. 2024.