ANÁLISE DOS PROCESSOS EROSIVOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES/PB
Resumo
Este trabalho visa discutir e identificar alguns dos principais fatores que influenciam nos processos erosivos do município de Pilões. Para isso, parte-se da perspectiva sistêmica de Christofoletti (1979), que permite analisar de forma integrada, os elementos naturais e humanos que interferiram no processo erosivo. O município de Pilões apresenta, desde sua ocupação, atividades agropecuárias nas encostas, caracterizadas por práticas não conservacionistas como: plantações em terrenos de declividade acentuada, e sem a observância do traçado das curvas de nível, o que contribui substancialmente para o escoamento superficial, ocasionando a erosão do solo, sobretudo nas áreas rurais do município.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.