A EXPANSÃO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO EM MOSSORÓ: REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL, DINAMICA ECONÔMICA, E DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL

Autores

  • Ademir Araújo da Costa UFRN
  • Eduardo Alexandre do Nascimento Mestrando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia/UFRN

Resumo

Este artigo procura analisar o rebatimento da expansão imobiliária sobre a dimensão socioeconômica e sobre o atual processo de reorganização do espaço urbano de Mossoró. Buscando uma compreensão efetiva dos fatos, levaremos em conta, a princípio, o conjunto de fatores que, em nossa ótica, tem sido responsáveis diretos pela forte dinâmica do capital imobiliário neste município.  Em seguida, o esforço empreendido será no sentido de refletir sobre as consequências deste fenômeno sobre a realidade da sociedade mossoroense. Desta forma, serão considerados os efeitos desse processo sobre a configuração territorial, procurando dimensionar as alterações impostas ao sistema espacial urbano local. As transformações no âmbito da estrutura econômica do lugar serão também avaliadas, levando-se em conta as implicações sobre o reforço do crescente fluxo de capitais na cidade, a ampliação do consumo produtivo, bem como as consequências sobre o mercado de trabalho.  Põe-se, ainda, como necessário refletir sobre até que ponto esse fenômeno tem sido responsável, em função da forte especulação que atinge o setor, pelo aprofundamento dos antagonismos socioespaciais que vicejam na atual conjuntura social mossoroense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2011

Como Citar

COSTA, A. A. da; NASCIMENTO, E. A. do. A EXPANSÃO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO EM MOSSORÓ: REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL, DINAMICA ECONÔMICA, E DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 107–124, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3502. Acesso em: 25 abr. 2024.