A EXPANSÃO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO EM MOSSORÓ: REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL, DINAMICA ECONÔMICA, E DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL
Resumo
Este artigo procura analisar o rebatimento da expansão imobiliária sobre a dimensão socioeconômica e sobre o atual processo de reorganização do espaço urbano de Mossoró. Buscando uma compreensão efetiva dos fatos, levaremos em conta, a princípio, o conjunto de fatores que, em nossa ótica, tem sido responsáveis diretos pela forte dinâmica do capital imobiliário neste município. Em seguida, o esforço empreendido será no sentido de refletir sobre as consequências deste fenômeno sobre a realidade da sociedade mossoroense. Desta forma, serão considerados os efeitos desse processo sobre a configuração territorial, procurando dimensionar as alterações impostas ao sistema espacial urbano local. As transformações no âmbito da estrutura econômica do lugar serão também avaliadas, levando-se em conta as implicações sobre o reforço do crescente fluxo de capitais na cidade, a ampliação do consumo produtivo, bem como as consequências sobre o mercado de trabalho. Põe-se, ainda, como necessário refletir sobre até que ponto esse fenômeno tem sido responsável, em função da forte especulação que atinge o setor, pelo aprofundamento dos antagonismos socioespaciais que vicejam na atual conjuntura social mossoroense.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.