O CONCEITO DE PAISAGEM: DIVERSIDADE DE OLHARES

  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Geografia (DGE)
  • Zuleide Maria Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Paisagem, Paisagem Costeira, Sociedade-Natureza.

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo fazer um resgate sobre a construção do conceito de paisagem, enquanto categoria de análise geográfica, por meio de um caminho teórico pelas diversas correntes do pensamento geográfico. Esta discussão, em torno do conceito de paisagem e, posteriormente, de paisagens costeiras, se torna importante, uma vez que é sobre essa categoria da geografia que se pode fazer uma melhor análise do espaço geográfico de acordo com o interesse das transformações do uso e ocupação nas cidades. Sobre a problemática das modificações naturais e antrópicas das paisagens costeiras, a análise da paisagem pode revelar-nos significativos vestígios sobre a ocorrência dessas transformações, que são expressos visualmente nas paisagens costeiras das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Geografia (DGE)
Sou Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciatura em Geografia, pelo Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.Faço pesquisas sobre Paisagens Costeiras.
Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professora Doutora do Departamento de Geografia (DGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalha com a Geografia Física com destaque para as áreas costeiras.
Publicado
13-01-2012
Como Citar
MACIEL, A. B. C.; LIMA, Z. M. C. O CONCEITO DE PAISAGEM: DIVERSIDADE DE OLHARES. Sociedade e Território, v. 23, n. 2, p. 159-177, 13 jan. 2012.
Seção
ARTIGOS