O CONCEITO DE PAISAGEM: DIVERSIDADE DE OLHARES
Palavras-chave:
Paisagem, Paisagem Costeira, Sociedade-Natureza.Resumo
Este artigo teve como principal objetivo fazer um resgate sobre a construção do conceito de paisagem, enquanto categoria de análise geográfica, por meio de um caminho teórico pelas diversas correntes do pensamento geográfico. Esta discussão, em torno do conceito de paisagem e, posteriormente, de paisagens costeiras, se torna importante, uma vez que é sobre essa categoria da geografia que se pode fazer uma melhor análise do espaço geográfico de acordo com o interesse das transformações do uso e ocupação nas cidades. Sobre a problemática das modificações naturais e antrópicas das paisagens costeiras, a análise da paisagem pode revelar-nos significativos vestígios sobre a ocorrência dessas transformações, que são expressos visualmente nas paisagens costeiras das cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.