COMPORTAMENTO ENERGÉTICO DO SISTEMA VEGETAÇÃO – ATMOSFERA NO BIOMA CAATINGA
Resumo
O presente trabalho objetiva investigar o comportamento do fluxo de calor armazenado no dossel em região de caatinga no semiárido do Brasil. O experimento de campo foi realizado na Estação Experimental de São João do Cariri localizado no município de São João do Cariri- PB. O modelo físico aplicado é embasado na proposta de McCaughey (1985). Verifica-se que o fluxo de calor armazenado no dossel da vegetação de caatinga durante o período seco e chuvoso apresentou grande variação diária e grande amplitude. Conclui-se que padrão médio de variação horária do fluxo de calor armazenado nos períodos de seca e chuvosa apresentou-se bastante similares com os maiores valores durante o dia e menores valores durante a noite. Palavras-chave: Experimento Cariri; Fluxo de Calor Sensível; Método de McCaughey.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.