PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO DO ARROZ NO REGADIO DO BAIXO LIMPOPO, DISTRITO DE XAI-XAI, PROVÍNCIA DE GAZA, MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n1ID35248Resumo
Esta pesquisa tem como objectivo analisar o processo de comercialização do arroz no Regadio do Baixo Limpopo em Moçambique, com foco nos canais e margens de comercialização praticados naquela região. O levantamento de dados foi realizado mediante entrevistas semiestruturadas a 242 agricultores, recorrendo a amostragem por conveniência. Os resultados mostram que existem 05 canais de comercialização ma região, nomeadamente: vendas diretas aos consumidores, relações comerciais mediante contrato, representantes, distribuidores, e pontos de venda. Além disso, existem diferenças significativas entre os preços ao nível do produtor com os preços aos níveis do atacado e varejo. A participação do produtor é de 29,97% em todo o período, sendo que 70,03% do valor da venda do produto final fica com o atacado e varejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

