TURISMO E DESTERRITORIALIZAÇÃO NA VILA DO PREÁ (CRUZ, CE, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n1ID35273Resumo
No atual cenário turístico global, observa-se um movimento acelerado de transformação dos espaços costeiros associado aos fatores econômicos pertinentes aos usos do território. O presente estudo objetiva discutir o fenômeno da desterritorialização associada ao turismo na comunidade costeira do Preá, situada no litoral de Cruz, costa extremo oeste do Ceará, a partir de estudo de caso, segundo o olhar dos autóctones. A hipótese é de que este fenômeno socioespacial afeta distintamente os atores do lugar, contudo, os processos constituintes do território turistificado dão-se dialeticamente. Assim, trilhou-se pela via dialética como recurso metodológico principal, visando-se o objeto na perspectiva de natureza integrada. Quanto ao procedimento técnico-operacional, este estudo qualifica-se do tipo quanti-qualitativo, cujos resultados preliminares ratificam a hipótese inicial e revelam o caráter paradoxal da turistificação dos territórios costeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

