USO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL E GEOBIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO LEITO REGULAR DE CURSOS D’ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39883Resumo
O uso desordenado do território impacta negativamente a paisagem e o ciclo hidrológico dos rios, sobretudo pelo desmatamento e à impermeabilização do solo. O Código Florestal trata das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e utiliza como critério o leito regular dos rios. Porém, há subjetividade nessa definição, o que dificulta a correta delimitação e preservação desses espaços. Este estudo objetivou delimitar a borda da calha do leito de um curso d’água em épocas de alta e baixa pluviometria, identificando o melhor momento do ano para essa atividade. A metodologia empregou a técnica GEOBIA, aplicada a imagens de alta resolução obtidas por RPA. Os resultados mostraram acurácia global de 0,8 em ambos os períodos, com índices Kappa de 0,6 e 0,7, respectivamente, confirmando a eficácia da técnica. A pesquisa contribui para uma melhor definição das APPs e conservação dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

