DINÂMICA TEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE (RN) COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E SIG: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS AMBIENTAIS
Palavras-chave:
bacia hidrográfica do Rio Doce, sensoriamento remoto, uso e ocupação do solo.Resumo
São apresentados resultados que mostram que ao longo do tempo a Bacia Hidrográfica do Rio Doce sofreu uma forte pressão imobiliária, com a expansão dos espaços construídos, que culminou com a redução da cobertura vegetal e a ampliação das áreas de impermeabilização dos solos. De acordo com a classificação da cena LANDSAT 1/MSS, em 1977, cerca de 23% da área da bacia era coberta por vegetação natural, densa, enquanto que na classificação da cena LANDSAT 7/ETM+ de 2001, esse valor diminuiu para 12% da área da bacia, configurando uma redução de 52,17% da cobertura vegetal no intervalo de tempo de 24 anos. A área de campos antropizados cresceu 11%, a de solo exposto aumentou 5%, enquanto que a superfície de lâminas d´água reduziu 2%. O desmatamento e a urbanização acelerada são problemas ambientais preocupantes na Bacia do Rio Doce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.