DINÂMICA TEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE (RN) COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E SIG: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS AMBIENTAIS

Autores

  • Aline Berto Faustino UFRN
  • Fernanda Faria Ramos UFRN
  • Sebastião Milton Pinheiro da Silva UFRN

Palavras-chave:

bacia hidrográfica do Rio Doce, sensoriamento remoto, uso e ocupação do solo.

Resumo

São apresentados resultados que mostram que ao longo do tempo a Bacia Hidrográfica do Rio Doce sofreu uma forte pressão imobiliária, com a expansão dos espaços construídos, que culminou com a redução da cobertura vegetal e a ampliação das áreas de impermeabilização dos solos. De acordo com a classificação da cena LANDSAT 1/MSS, em 1977, cerca de 23% da área da bacia era coberta por vegetação natural, densa, enquanto que na classificação da cena LANDSAT 7/ETM+ de 2001, esse valor diminuiu para 12% da área da bacia, configurando uma redução de 52,17% da cobertura vegetal no intervalo de tempo de 24 anos. A área de campos antropizados cresceu 11%, a de solo exposto aumentou 5%, enquanto que a superfície de lâminas d´água reduziu 2%. O desmatamento e a urbanização acelerada são problemas ambientais preocupantes na Bacia do Rio Doce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Berto Faustino, UFRN

Departamento de Geografia

Fernanda Faria Ramos, UFRN

Departamento de Geografia

Sebastião Milton Pinheiro da Silva, UFRN

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

09-05-2014

Como Citar

FAUSTINO, A. B.; RAMOS, F. F.; SILVA, S. M. P. da. DINÂMICA TEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE (RN) COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E SIG: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS AMBIENTAIS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 18–30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5305. Acesso em: 26 abr. 2024.