Estudo comparativo das políticas ambientais aplicadas ao Parque Nacional dos Campos Gerais e ao Parque Estadual do Caxambu, PR.

Autores

  • Isonel Sandino Meneguzzo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Políticas ambientais, Unidades de conservação, Conservação da natureza

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar a aplicação das políticas ambientais adotadas no Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) e no Parque Estadual do Caxambu (PEC) situados no Estado do Paraná e geridos pelo poder público federal e estadual, respectivamente. Para consecução da pesquisa foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: Revisão bibliográfica, pesquisa documental (leis e decretos), compilação e comparação dos dados referentes às duas áreas pesquisadas. Os resultados apontam que as unidades de conservação (UCs), encontram-se em situação distinta à luz das políticas ambientais. Pôde-se constatar que ambas as UCs, criadas em momentos históricos distintos, não vem atendendo aspectos das políticas em vigor o que prejudica o adequado funcionamento das mesmas, bem como a conservação de seus elementos físico-naturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isonel Sandino Meneguzzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

MENEGUZZO, I. S. Estudo comparativo das políticas ambientais aplicadas ao Parque Nacional dos Campos Gerais e ao Parque Estadual do Caxambu, PR. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6858. Acesso em: 18 abr. 2024.