PRODUÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO NO TIKTOK

INFORMAÇÃO A UM TOK

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo, Ética, Mídias sociais, TikTok, Informação a um tok

Resumo

O presente trabalho apresenta o processo de criação dos cinco episódios da série de vídeos Informação a um tok, que visa investigar o trabalho jornalístico no TikTok e propor o debate sobre como esse trabalho pode ser realizado de forma ética frente a assuntos delicados no ambiente digital. Os episódios se dirigem à abordagem contextual e prática de cinco temas: política, discurso de ódio, fake news, crianças e jovens, e fotojornalismo. Assim, o estudo se deu à luz da relação entre jornalismo e ética, com análise de conteúdos produzidos na plataforma, o que permitiu observar a divulgação de informações fora de um processo padronizado, como o da mídia mainstream. Em relação à experimentação técnica, o uso do TikTok mostra-se uma possibilidade de produção jornalística inovadora.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Xavier, Universidade de Brasília - UnB

Graduando em Comunicação Organizacional pela Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). Graduou-se em Jornalismo também pela Universidade de Brasília (2021). Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro — Campus Paracatu (2014). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2014) e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) (2020). Atualmente, Assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Dra. Rafiza Varão, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta II do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-FAC) da mesma instituição. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Comunicação e Sociedade. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordena o projeto SOS Imprensa (atualmente licenciada) e foi coordenadora editorial da FAC Livros (2018-2021). É colunista do Portal Imprensa e foi coordenadora da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI) (2021-2022). Diretora de Relações Nacionais da Socicom (2022-2024). Membra do grupo de pesquisa Ponto-afetos, gêneros e narrativas e do grupo de pesquisa Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (GINC) (da Universidade Federal do Oeste da Bahia). Membra do grupo de trabalho History of Media Studies, do Consortium for History of Science, Technology and Medicine (Filadélfia, Estados Unidos). Integra os seguintes projetos de pesquisa: A desinformação científica como um problema público: uma proposta de estudo comparativo Argentina, Brasil e Québec/Canadá; Índice de Credibilidade Jornalística: formulação de indicadores de fortalecimento do jornalismo para o combate aos ecossistemas de desinformação (do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina); e Análisis de los roles femeninos en la investigación de la comunicación en Iberoamérica: Liderazgos, mapas y narrativas (1980-2022) (FEMICOMI), da Universidad de Murcia, Espanha. Membra do Conselho Científico da SPBJor (2022-2023). É membra do conselho editorial da revista Esferas e do conselho editorial da editora do Observatório de Mídia da PUC Goiás. Trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Foi professora visitante na Universidade de Concordia, Montreal, Canadá, em 2022.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

Xavier de Sousa, C. A., & Varão Ribeiro Carvalho, R. L. (2023). PRODUÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO NO TIKTOK: INFORMAÇÃO A UM TOK. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/32007