ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
O QUANTO REPÓRTERES LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS MECANISMOS DAS REDES SOCIAIS EM SUAS DECISÕES EDITORIAIS
Palavras-chave:
Jornalismo, Redes sociais, Algoritmos, Inteligência artificialResumo
Atualmente, jornais e jornalistas buscam se adaptar às redes sociais e conhecer como elas funcionam para que suas notícias cheguem de forma eficiente ao público desejado. Este artigo realiza um estudo de caso com o Campus Multiplataforma, jornal laboratório da Universidade de Brasília, com objetivo de verificar o quanto os graduandos em Jornalismo, repórteres do Campus, levam em consideração fatores relacionados à automação das redes nas suas decisões editoriais. Além do levantamento teórico sobre conceitos de algoritmo, e sobre IA e jornalismo para redes sociais, o artigo traz uma pesquisa empírica com análises das métricas do Facebook e Instagram do Campus e entrevistas com cinco dos repórteres do veículo. A pesquisa revelou que os repórteres do Campus estão cientes da atuação dos mecanismos de automação que existem nas redes e tentam utilizá-los em favor de suas próprias produções.