ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

O QUANTO REPÓRTERES LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS MECANISMOS DAS REDES SOCIAIS EM SUAS DECISÕES EDITORIAIS

Autores

  • Marina Santiago Dalton Universidade de Brasília
  • Zanei Barcellos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Jornalismo, Redes sociais, Algoritmos, Inteligência artificial

Resumo

Atualmente, jornais e jornalistas buscam se adaptar às redes sociais e conhecer como elas funcionam para que suas notícias cheguem de forma eficiente ao público desejado. Este artigo realiza um estudo de caso com o Campus Multiplataforma, jornal laboratório da Universidade de Brasília, com objetivo de verificar o quanto os graduandos em Jornalismo, repórteres do Campus, levam em consideração fatores relacionados à automação das redes nas suas decisões editoriais. Além do levantamento teórico sobre conceitos de algoritmo, e sobre IA e jornalismo para redes sociais, o artigo traz uma pesquisa empírica com análises das métricas do Facebook e Instagram do Campus e entrevistas com cinco dos repórteres do veículo. A pesquisa revelou que os repórteres do Campus estão cientes da atuação dos mecanismos de automação que existem nas redes e tentam utilizá-los em favor de suas próprias produções.

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Publicado

13-06-2024

Como Citar

Santiago Dalton, M., & Barcellos, Z. (2024). ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): O QUANTO REPÓRTERES LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS MECANISMOS DAS REDES SOCIAIS EM SUAS DECISÕES EDITORIAIS. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/32443