EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

MEDIAÇÃO EM UMA ESCOLA FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Midiática, Educomunicação, Educomunicação Ambiental

Resumo

Este paper traz algumas reflexões sobre uma oportunidade de mediação educomunicativa, na interceptação de discursos midiáticos, em uma dinâmica realizada com estudantes de 6 a 10 anos no escopo do projeto de extensão Rádio Paulistinha. Por meio da observação participante, foi possível verificar que essas crianças, expostas a notícias sensacionalistas sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024, não associaram os fatos às mudanças climáticas. A partir do caso, reflete-se sobre a educação midiática como estratégia formativa para a construção do pensamento crítico no âmbito da educomunicação socioambiental. 

Biografia do Autor

Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo (USP)

Filósofo, geógrafo, historiador, jornalista, doutor em Comunicação e, pesquisador brasileiro do campo da Educomunicação na América Latina. Um dos fundadores do curso de Licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP).

Valquíria Carnaúba de Olivo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Jornalista e servidora federal na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordena a revista Entreteses e integra o projeto de extensão Rádio Paulistinha. Integra a ABPEducom (Associação dos Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação).

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

Soares, I. de O., & Carnaúba de Olivo, V. (2024). EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: MEDIAÇÃO EM UMA ESCOLA FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(2), 22–37. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37138