ATIVISMO ON-LINE DO GREENPEACE

DA AÇÃO COLETIVA À AÇÃO CONECTIVA

Autores

Palavras-chave:

Ciberativismo, Greenpeace, Política

Resumo

As diversas formas de ativismo e resistência refletem muitas ações e cenas políticas para o público. A participação do sujeito político suscitou discussões sobre as possibilidades e alternativas para o fortalecimento dos processos democráticos. Isto dito, o presente trabalho objetiva analisar as atividades da organização não governamental Greenpeace, atuante no campo das causas ambientais. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se a relação entre a mídia e a atuação da ONG na rede virtual por meio do ciberativismo. Desse modo, chegou-se à conclusão de que o Greenpeace se configura como um importante instrumento de subjetividade política no campo das lutas ambientais à medida em que atrai colaboradores e seguidores por meio de atividades e ações e, portanto, participa ativamente na formação da opinião pública dos usuários das redes sociais. 

Biografia do Autor

Deivid Mota Santana, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2019). Especialista em Liderança para Transformação Digital 4.0, pela Faculdade da Indústria (2022). Mestre em Comunicação, pela Universidade Federal do Ceará (2024). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - UFPI). E-Mail: deividmota@hotmail.com.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

Santana, D. M. (2024). ATIVISMO ON-LINE DO GREENPEACE: DA AÇÃO COLETIVA À AÇÃO CONECTIVA. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(2), 38–55. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/36704