CONSTRUINDO UMA PRESENÇA ATENTA

A PRÁTICA DOS DIÁRIOS DE CAMPO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Midiática, Exercício Etnográfico, Diários de campo, Leitura Crítica de Mídia

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca da produção de diários de campo na elaboração e ministração de oficinas de leituras críticas de mídia, desenvolvidas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como projeto de Iniciação Científica. A partir de uma analítica dos diários de campo pudemos discutir a ferramenta metodológica de registro e suas possibilidades de contribuir para a formação de olhares críticos dentro da proposição da educação midiática. Os diários de campo promovem uma presença atenta do pesquisador na produção de apontamentos que indicam as possíveis leituras críticas compartilhadas pelos grupos nas oficinas. Propomos no artigo apresentar os diários e sua função de suspensão de julgamentos e constituidor de modos de observação crítico.

Biografia do Autor

Rejane de Mattos Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atualmente é professora Associada IV do curso de Jornalismo, da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro. Lidera o Núcleo de Estudos em Cultura Midiática (NECOM). É coordenadora do grupo EntreMídias- Laboratório de Educação Midiática, que elabora, produz e ministra oficinas de leituras críticas de mídia na UFRRJ. E-mail: remoreira@ufrrj.br. 

Giovana Barbieri Marostegan, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E-Mail: giovanabmarostegan29@gmail.com.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

de Mattos Moreira, R., & Barbieri Marostegan, G. (2024). CONSTRUINDO UMA PRESENÇA ATENTA: A PRÁTICA DOS DIÁRIOS DE CAMPO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(2), 108–123. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37097