MULHERES DA AÇÃO

GÊNEROS NA SÉRIE "CANGAÇO NOVO"

Autores

  • Lucas Muniz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Raquel Galdino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Isadora Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Rafaella Albuquerque Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Representação feminina, Série, Mulher, Cangaço Novo

Resumo

Em uma indústria configurada pelo olhar masculino, a representação da mulher em tela passa por uma série de questões, desde estereótipos até a falta de agência das personagens, que funcionam como objetos desse desejo. O artigo visa discorrer sobre o tema a partir do estudo de caso da série de 2023 Cangaço Novo, analisando a participação das personagens femininas nos pontos de virada da trama e a influência dos gêneros cinematográficos na forma de representação.

Biografia do Autor

Lucas Muniz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Lucas Muniz é graduando em Estudos de Mídia com ênfase em Cinema e Audiovisual pela PUC-Rio. Desde 2023, atua como bolsista CNPq da Iniciação Científica do grupo Narfic: Narrativas da vida moderna - dos folhetins às séries audiovisuais, coordenado pela professora Tatiana Siciliano.

Raquel Galdino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestranda bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Faz parte desde 2020 do grupo de pesquisa "NarFic Narrativas da vida moderna na cultura midiática: Do folhetim às séries audiovisuais", coordenado pela Professora Tatiana Siciliano. Tem interesse particular por estudos de representação no audiovisual, se debruçando sobre estudos de gênero em narrativas seriadas.

Isadora Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Isadora Soares é graduanda em Estudos de Mídia pela PUC-Rio, atualmente cursando o 2º período. Participa como PIBIC voluntária no NARFIC: Narrativas da vida moderna na cultura midiática-dos folhetins às séries audiovisuais.

Rafaella Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Rafaella Albuquerque é estudante de Jornalismo na PUC-Rio, atualmente no 2º período. Atua como voluntária no projeto "NARFIC: Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais".

Downloads

Publicado

22-09-2025

Como Citar

Peçanha Muniz, L., Seidenbaum Galdino Sampaio, R., Soares Araújo Macedo , I., & Albuquerque de Andrade, R. (2025). MULHERES DA AÇÃO: GÊNEROS NA SÉRIE "CANGAÇO NOVO". Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37128