Marco jurídico do biodiesel e o modelo regulatório brasileiro.
Resumo
O trabalho foi concebido a fim de se buscar esclarecer o papel do biodiesel na matriz energética, se substitutivo ou complementar, além de uma análise pormenorizada de seu impacto socioeconômico especialmente em regiões economicamente mais abastadas do Brasil. Para isto, fez-se uma análise crítica da legislação vigente a respeito do assunto, do modelo de intervenção estatal e também dos incentivos fiscais. Busca-se demonstrar as políticas públicas implantadas para fomento da indústria do biodiesel, através das leis, decretos e toda legislação criada para dar incentivos aos agentes da cadeia produtiva. Entre os escopos do trabalho, também é objetivo analisar o Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel, o Selo Combustível Social e demais incentivos criados pelo programa para desenvolvimento do ramo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-07-2014
Como Citar
DANTAS, M. R.; PINHEIRO, R. J. Marco jurídico do biodiesel e o modelo regulatório brasileiro. Revista Direito E-nergia, [S. l.], v. 8, p. 109–124, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/direitoenergia/article/view/5548. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Direito E-nergia. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.