O DADO LOCAL E A TENDÊNCIA COSMOPOLITA EM CÂMARA CASCUDO: APROXIMAÇÃO COM A INTELECTUALIDADE ARGENTINA

Autores

  • Joatan David Ferreira de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Crítica Literária, Câmara Cascudo, Brasil-Argentina, Início do Século XX.

Resumo

Análise da produção intelectual de Câmara Cascudo como crítico literário, no início do século XX, especialmente na relação entre a produção de autores do Brasil e da Argentina. O artigo demonstra como é possível analisar o movimento de intelectuais em determinado período histórico, considerando o intercâmbio de ideias e valores no âmbito da vida literária de uma comunidade, buscando fixar os espaços nos quais o encontro de Câmara Cascudo com a intelectualidade argentina se efetivou. O intercâmbio referido ocorreu no contexto de uma etapa preliminar, necessária a uma tomada de consciência sobre a organicidade da atividade literária local. O posicionamento do autor não era contrário à influência estrangeira e sim à imitação e ao conformismo diante dos padrões europeus que nos tornavam, no campo da cultura, meras cópias. A ponte entre o Brasil e a Argentina tornou-se possível graças a fatores como: a consciência da condição histórica comum entre os países, a ânsia pela exploração de temas ligados à América Latina, a influência das vanguardas estrangeiras, o movimento contra o academismo no Brasil e contra o rubendarianismo na Argentina, a descentralização da inteligência nacional e o perfil cosmopolita de escritores e de revistas literárias.

JOATAN DAVID FERREIRA DE MEDEIROS é Professor de Estudos Literários para Usuários de Libras, do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Letras (Programa de Pos-Graduação em Estudos da Linguagem/UFRN)

joatanfm@yahoo.com.br

 

Artigo submetido para avaliação em 21/09/2016; publicado em 01/10/2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joatan David Ferreira de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Estudos Literários para Usuários de Libras, do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

01-10-2016

Como Citar

FERREIRA DE MEDEIROS, J. D. O DADO LOCAL E A TENDÊNCIA COSMOPOLITA EM CÂMARA CASCUDO: APROXIMAÇÃO COM A INTELECTUALIDADE ARGENTINA. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 22–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/10227. Acesso em: 27 abr. 2024.