O OLHAR QUE RECORDA: REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM TRÊS AMIGOS

Autores

  • Gilvânia Rodrigues Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Humberto Hermenegildo de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Zila Mamede, de Manuel Bandeira e de Carlos Drummond de Andrade, Poesia e Infância, Leitura.

Resumo

Análise de poemas de Zila Mamede, de Manuel Bandeira e de Carlos Drummond de Andrade. Nesses poemas, a infância é representada como uma fase genuína, imbuída de leveza e encantamentos. Até mesmo nos textos em que há uma crítica social que revela as crianças como marcadas pela pobreza, há um lirismo no olhar ingênuo e poético diante do mundo, apesar das mazelas sociais. Em cada um deles, o eu lírico adulto dialoga com as suas origens e evoca lugares onde viveu a infância que agora habita nele e se torna perene na poesia. O olhar infantil lançado nas obras desses autores passa por uma transformação poética que tanto beneficia o poeta que se entrega a ela, como o leitor que, através da leitura, redimensiona o seu olhar, buscando enxergar o espetáculo da existência humana em toda sua dimensão. As reflexões sobre infância e poesia têm como fundamento teórico os pensamentos de Gaston Bachelard (1996) e Freud (2014) e a discussão sobre “leitura” tem por base considerações de Rubem Alves (2004) e Compagnon (2009). O diálogo entre os textos dos três poetas tem como contraponto uma fortuna crítica mínima, como as referências: ALVES (2013), AQUINO (2005), ARRIGUCCI JR. (1983; 1990), CASCUDO (2003), MAZZARI (2002), PINHEIRO (2012a; 2012) e SCHMIDTKE (2009).

GILVÃNIA RODRIGUES MACHADO possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Especialista em Leitura e Produção Textual e Literatura Brasileira (UFRN). Mestranda em Literatura (PROFLETRAS- UFRN). Educadora, ministra aulas na rede pública de ensino de Parnamirim. Membro  e Coordenadora do Movimento Internacional Poetrix no Rio Grande do Norte. Participou de várias coletâneas de poesia, dentre elas destacam-se “501 Poetrix para ler antes do amanhecer”, organização de Goulart Gomes; e “Coletânea de Poemas – UBE/2015”, organização de  José de Castro.  É organizadora de três antologias: Aprendizes de Poeta, Fagulhas Poéticas  I e II. Em 2014, lançou o seu livro de poetrix Rendas & Fendas, na Bienal Internacional do Livro em São Paulo.  Em breve, irá participar de mais uma coletânea de poemas “Antologia Literatura Feminina Potiguar”, com lançamento previsto para novembro de 2016, no II Seminário Internacional Encontro das Américas”., em Natal e Mossoró.  Contato: gilvaniamachado@bol.com.br  

HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAÚJO - Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Limguagem (PPgEL/UFRN). Autor de Modernismo: anos 20 no Rio Grande do Norte (1995), entre outros livros.

 

Artigo submetido para avaliação em 02/10/2016; publicado em 07/10/2016 (Os autores solicitaram publicar em  número anterior)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvânia Rodrigues Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras

Downloads

Publicado

06-10-2016

Como Citar

MACHADO, G. R.; ARAÚJO, H. H. de. O OLHAR QUE RECORDA: REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM TRÊS AMIGOS. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 45–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/10294. Acesso em: 23 abr. 2024.