O MOVIMENTO MODERNISTA EM PERNAMBUCO: A CORRENPONDÊNCIA ENTRE JOAQUIM INOJOSA E JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA (1966-1968)

Autores

  • Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira USP

Palavras-chave:

Modernismo, Joaquim Inojosa, José Américo de Almeida, correspondência, redes de sociabilidade, arquivos da criação

Resumo

Através do estudo desta epistolografia, analisa-se, de maneira circunstanciada, as relações complexas existentes na historiografia do modernismo no contexto da modernização da região Nordeste, analisando as atitudes dos atores envolvidos no processo, assim como as contradições implicadas. Sabendo-se que as ideias não circulam, elas mesmas encarnadas pelas ruas, mas sendo portadas por intelectuais que fazem parte de grupos sociais organizados, pretende-se perceber como ocorreu a circulação, recepção e apropriação das ideias do Movimento Modernista em Pernambuco por parte de Joaquim Inojosa e José Américo de Almeida. O texto será elaborado a luz de dois conceitos: a) A noção de redes de sociabilidades intelectuais, referindo-se aos locais de produção dos intelectuais e às trocas nelas ocorridas; b) O gênero epistolar é aqui concebido como “arquivo da criação”, espaço onde se encontram fixadas a gênese e as diversas etapas de elaboração de uma obra artística, desde o embrião do projeto até o debate sobre a recepção crítica favorecendo a sua eventual reelaboração.



Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira -  Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social na FFLCH/USP. Licenciado em História e Mestre em Ciências Sociais pela UFCG. Tem experiência nas áreas de História, Sociologia, Antropologia e Educação. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos de gênero, cultura-popula-nordestina, correspondências, modernismo e regionalismo-tradicionalista-nordestino, com ênfase na obra de Luís da Câmara Cascudo. Atuou como professor do ensino superior em instituições tais como: UVA/UNAVIDA; UNIP- Campina Grande e FACISA/FCM/CESED. E-mail: giuseppedeoliveira@usp.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-04-2014

Como Citar

OLIVEIRA, G. R. P. L. de. O MOVIMENTO MODERNISTA EM PERNAMBUCO: A CORRENPONDÊNCIA ENTRE JOAQUIM INOJOSA E JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA (1966-1968). Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 71–84, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/5096. Acesso em: 16 abr. 2024.