Crônicas carnavalescas entre confidência e modernização em jornal

Autores

  • Maria Aparecida Almeida Rego UFRN

Palavras-chave:

Crônica de A República. Carnaval. Modernização.

Resumo

O presente artigo expõe uma análise de duas crônicas publicadas no jornal A República nos anos de 1929 e 1930. A primeira, “Carnaval! Carnaval!”, datada de 10 de fevereiro de 1929, é assinada por Luís da Câmara Cascudo e, a segunda, “Confidências”, de 09 de março de 1930, é assinada por Epaminondas (pseudônimo de José Pinto). Ambas discorrem sobre o carnaval e apresentam as temáticas do saudosismo, da modernização, do passado e do presente inseridas no espaço urbano da cidade do Natal. As duas crônicas apresentam uma relação entre passado (final do século XIX) e presente (anos 30) da cidade Natal, a tensão entre o provinciano e o moderno. A partir de estudos comparativos de textos publicados em jornais podemos refletir sobre aspectos culturais e sociais que representam mudanças de uma época.

Palavras-Chave: Crônica; Câmara Cascudo; Carnaval; Modernização.

Maria Aparecida de Almeida Rego é Mestre em Literatura Comparada (PPgEL/UFRN, 2015), possui Especialização em Leitura e Produçáo de Texto (UFRN-2011), Especialização em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte (UFRN-2014). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Natal/RN e professora substituta no IFRN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Norte-Rio-grandense e Leitura e Produção textual.


Artigo submetido para avaliação em 11/10/2016; publicado em 05/11/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Almeida Rego, UFRN

Maria Aparecida de Almeida Rego possui graduaçáo em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especializaçáo em Leitura e Produçáo de Texto (UFRN-2011), Especialização em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte (UFRN-2014) e Mestrado em Literatura Comparada (2015) pela mesma instituição. Atualmente é professora de língua portuguesa da Rede Municipal de Natal/RN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Norte-Riograndense e Leitura e Produçáo textual.

Downloads

Publicado

05-11-2016

Como Citar

REGO, M. A. A. Crônicas carnavalescas entre confidência e modernização em jornal. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 86–99, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/10370. Acesso em: 29 mar. 2024.