Universos intelectuais distintos e complementares no processo de configuração estético-modernista

Autores

  • Maria Suely da Costa

Palavras-chave:

Século XX, modernismo, intelectuais, diferenças regionais

Resumo

Discussáo sobre os anos de 1920, momento em que ocorreu a formaçáo de grupos de intelectuais que se dividiram ideologicamente. Nesse contexto, surgiram manifestos e revistas como instrumentos de divulgaçáo de ideais relacionados, às vezes, dentro de uma forte tensáo, conjugando duas faces complementares: um "projeto estético", referente às inovações na linguagem; e um "projeto ideológico", ligado ao pensamento da época. De forma que, dentro da proposta de concretizaçáo do projeto estético/ideológico do modernismo brasileiro, é visível a articulaçáo de pelo menos dois grandes eixos: o Centro-Sul, correspondendo ao Sudeste do Brasil, e o Nordeste, os quais defendiam tendências que ora se interpenetravam, ora se chocavam de forma complexa. Neste último eixo, significaria empregar ao objeto artístico as constâncias sintáticas de expressáo nacional, da terra e da sua realidade, sem o ranço do tom "característico", de forma que as diferenças regionais estivessem dentro de um projeto de naçáo.

Profa. Dra. Maria Suely da COSTA - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),  Professora Adjunta do Departamento de Letras e Educaçáo da UEPb. Doutora em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) na área de Literatura Comparada.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos  temas: literatura brasileira, regionalismo, modernismo e modernidade Departamento de Letras.

e-mail: mscosta3@hotmail.com

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-10-2011

Como Citar

COSTA, M. S. da. Universos intelectuais distintos e complementares no processo de configuração estético-modernista. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 34–44, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1255. Acesso em: 20 abr. 2024.