“VIAGEM ETNOGRÁFICA” AO NORDESTE DO BRASIL: a crítica cultural de Mário de Andrade

Autores

  • Pedro Rocha de Oliveira

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Nordeste, modernismo, regionalismo, música

Resumo

Interpretaçáo do diário "Viagem Etnográfica", escrito por Mário de Andrade durante sua viagem à regiáo Nordeste entre 1928 e 1929 e publicado postumamente em O Turista Aprendiz, com o objetivo de analisar qual imagem o escritor constrói da regiáo. O diário é lido a partir da teorizaçáo do autor em suas "estéticas da juventude" ("Prefácio Interessantíssimo" e A Escrava que náo é Isaura), enfatizando as motivações estéticas envolvidas nas pesquisas etnográficas do modernista. A hipótese é a de que a musicalidade da cultura popular nordestina tem papel central na formulaçáo pelo autor de uma arte moderna e nacional.

Pedro Rocha de Oliveira é Mestre em Sociologia pelo Programa em Pós-Graduaçáo do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará e Bacharel em Jornalismo pelo Departamento de Comunicaçáo da UFC.

pedroufc@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-2011

Como Citar

OLIVEIRA, P. R. de. “VIAGEM ETNOGRÁFICA” AO NORDESTE DO BRASIL: a crítica cultural de Mário de Andrade. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 104–117, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1412. Acesso em: 19 abr. 2024.