CÂMARA CASCUDO E O “CARNAVAL! CARNAVAL!”: BREVE ANÁLISE DA CRÔNICA CASCUDIANA E DE PERSPECTIVAS ATUAIS DO CARNAVAL NATALENSE

Autores

  • Thaís Santos Nóbrega

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, Carnaval, Cultura popular, Rio Grande do Norte

Resumo

Leitura da crônica "Carnaval! Carnaval!", publicada em 1929 por  Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) no jornal potiguar A República. Em um texto breve, o "Mestre Cascudo" elucida a origem do carnaval, enfatiza a importante herança do entrudo português, percorre ruas, salões, adentra bailes e chega ao microcosmo do carnaval em Natal, Rio Grande do Norte. Busca-se, além do exposto no texto cascudiano, abordar elementos que marcam a tentativa de retomar a força do carnaval de rua na capital potiguar, através de iniciativas como o bloco "Os Cáo", criado em 1965, o desfile das escolas de samba da cidade ou iniciativas mais recentes, como a agremiaçáo carnavalesca "Manicacas no Frevo", de 2006. O trabalho visa, portanto, uma expansáo da pesquisa do folclorista potiguar, abarcando as perspectivas atuais do carnaval no Rio Grande do Norte.

 

Thaís Santos Nóbrega é graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Coimbra (UC) através do Programa de Licenciaturas Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

NÓBREGA, T. S. CÂMARA CASCUDO E O “CARNAVAL! CARNAVAL!”: BREVE ANÁLISE DA CRÔNICA CASCUDIANA E DE PERSPECTIVAS ATUAIS DO CARNAVAL NATALENSE. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 115–123, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1956. Acesso em: 26 abr. 2024.