O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO EM SUPERSTIÇÃO E COSTUMES DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Autores

  • Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Amana Raab Nascimento Câmara e Silva

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, Superstição e Costumes, Folclore, Pensamento social brasileiro.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a importância de Luís da Câmara Cascudo para o Pensamento Social Brasileiro, através da análise de um de seus mais de 150 livros escritos: Superstições e Costumes. Esse livro apresenta uma rica etnografia detalhada acerca dos costumes e das crendices que habitam no imaginário social, valorizando assim aspectos folclóricos presentes na manifestação social dos povos. Cascudo defende que o folclore não é característica de povos primitivos e atrasados, mas de todos os povos, nas suas mais variadas formas e símbolos. O artigo se divide em duas partes, onde pretendemos discutir sobre: a) a formação do pensamento social brasileiro através das obras e da trajetória de vida de Câmara Cascudo e b) análises socioantropológicas feitas a partir das crônicas do livro em questão.


Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS – Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsista CAPES

cleiton.vsr@gmail.com

Amana Raab Nascimento Câmara e Silva é bacharela em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

amanacamara@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

12-04-2014

Como Citar

REGO, F. C. V. S. do; SILVA, A. R. N. C. e. O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO EM SUPERSTIÇÃO E COSTUMES DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 60–70, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/3306. Acesso em: 26 abr. 2024.