IMAGENS DA COLONIZAÇÃO: LEITURA DE “BRASIL DE MADRUGADA” E “BANZO”

Autores

  • Dácio T. F Galvão

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, Poesia, Modernidade, Brasilidade, Moderno

Resumo

Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo.  A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. O artigo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dácio T. F Galvão

Doutor em Estudos da Linguagem, área de concentração em Literatura Comparada. Atualmente é Secretário de Cultura da Prefeitura de Natal-RN

Downloads

Publicado

09-09-2013

Como Citar

GALVÃO, D. T. F. IMAGENS DA COLONIZAÇÃO: LEITURA DE “BRASIL DE MADRUGADA” E “BANZO”. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 10–37, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/4139. Acesso em: 29 mar. 2024.