CÂMARA CASCUDO E OS LATINOS DA AMÉRICA: DIÁLOGOS CULTURAIS NA DÉCADA DE 1920

Autores

  • Joatan David Ferreira de Medeiros IFRN

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, Literatura latino-americana, Modernismo brasileiro e vanguardas argentinas

Resumo

Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão inicial sobre textos publicados por Luís da Câmara Cascudo no livro Joio (1924), cujas temáticas giram em torno das produções de autores argentinos, com vistas a compreender de que maneira seus escritos se relacionam com o pensamento literário latino-americano na década de 1920. Os diálogos estabelecidos com esses autores expressavam esforços de aproximação e de intercâmbio de ideias, sentimentos, conhecimentos e valores entre o Brasil e a Argentina, vindo a ganhar espaço na obra do escritor potiguar, sobretudo, na terceira década do século XX.



Joatan David Ferreira de Medeiros  - aluno de Letras Espanhol do Instituto Federal de de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; estudante de Intercâmbio na Universidade do Cauca/Colômbia; discente do Curso de Especialização em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte (Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses/UFRN).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-04-2014

Como Citar

MEDEIROS, J. D. F. de. CÂMARA CASCUDO E OS LATINOS DA AMÉRICA: DIÁLOGOS CULTURAIS NA DÉCADA DE 1920. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 85–95, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/5098. Acesso em: 23 abr. 2024.