ZILA MAMEDE E DRUMMOND: MISSIVAS TELÚRICAS SOBRE O ARADO

Autores

  • Alexandre Alves UERN

Palavras-chave:

Zila Mamede, Drummond, cartas, poesia, arado

Resumo

A correspondência entre Zila Mamede  e Carlos Drummond de Andrade teve seu início em 1953 e perdurou mais de três décadas (1953-1985). A influência do escritor mineiro, já consagrado devido a obras como Sentimento do mundo (1942), se torna evidente nos originais que Zila enviou a ele ainda em 1958, antes da publicação de seu terceiro livro, O arado (1959). É por meio dessa via epistolar mais drummondiana que mamediana que se busca compreender toda uma série de questões que circundam a relação entre Drummond e Zila Mamede. Dois aspectos se impõem como vitais para entender a correspondência entre Zila e Drummond: a retomada de um interesse através do cruzamento entre vida e obra, assim como as questões acerca da poesia moderna, e a constante procura pela literariedade do texto.

Alexandre Alves (UERN) –  Professor Adjunto de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Estudos da Linguagem (área de concentração: Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor dos livros Silêncio, mar: a poesia de Zila Mamede nos anos 50 (2006, Sebo Vermelho Edições); quatro volumes da série Guia Literatura UFRN 2011 (2010, Editora Sol); dois volumes da série Guia Literatura UFRN 2012 (2011, Editora Sol); Linguagem, lirismo, destino: três visões sobre a presença da cultura de língua inglesa (2011, Editora Sol), Guia Literatura UFRN: Jorge Amado, Capitães da areia (2012, Editora Sol) e Poesia Submersa volume I: poetas e poemas no RN 1900-1950. Tradutor para a língua inglesa da obra Rosa de pedra, de Zila Mamede (Queima-Bucha, 2013). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas que envolvem Literatura, Teoria da Literatura e Língua Inglesa. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL/UERN), Pesquisador Colaborador do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN/UFRN).


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-10-2014

Como Citar

ALVES, A. ZILA MAMEDE E DRUMMOND: MISSIVAS TELÚRICAS SOBRE O ARADO. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 10–22, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6037. Acesso em: 19 abr. 2024.