ENTRE CARTAS, POEMAS E “UM BRIÊTE” DE RENATO CALDAS

Autores

  • Izabel Cristina da Costa Bezerra Oliveira UERN/IFESP
  • Cássia de Fátima Santos Matos dos Santos

Palavras-chave:

Literatura, carta, poesia, Renato Caldas

Resumo

Estudo sobre a poesia do norte rio-grandense Renato Caldas por meio de três poemas do seu livro mais conhecido, Fulô do Mato (1984): “Carta rimada”, “Carta matuta ao exmº Sr. Ministro da Agricultura, Dr. Cirne Lima” e “Um briête”. Por muito tempo, os escritores de nossa literatura mantiveram o costume de corresponder-se através de cartas e, nesse contexto, inclui-se o poeta Renato Caldas. Em sua poética, o autor descreve e denuncia as necessidades urgentes do sertão nordestino, destacando, por um lado, particularidades da problemática do espaço, como a seca e, de outro, modo de vida do povo.  Apresenta-nos um texto simples, porém rico em detalhes e expressões que valorizam o espaço, os seres, a natureza, a forma de vida, ações e reflexões do homem no meio rural e, enfaticamente, a linguagem peculiar da região. Para realizar a leitura do corpus, partiu-se de Candido (2000), Staiger (1972), Cascudo (1984), Wanderley (1965a), dentre outros.

Izabel Cristina da Costa Bezerra Oliveira (UERN/IFESP) é doutora em Estudos da Linguagem (área de concentração: Literatura Comparada) pela UFRN. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP. É membro dos Grupos de Pesquisa PRADILE – Práticas Discursivas, Linguagem e Ensino (UERN/CNPq) e Estudos da modernidade (UFRN/CNPq). Participa de atividades e estudos no Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN/UFRN).

Cássia de Fátima Matos dos Santos (UERN) é doutora em Estudos da Linguagem (área de concentração: Literatura Comparada) pela UFRN. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação na área de Letras. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado Profissional, UERN). Seus estudos estão voltados mais especificamente para a Literatura Brasileira, com foco em autores norte-rio-grandenses e modernistas, relacionando literatura e memória cultural, a partir de uma visão crítica dos processos de modernização da sociedade. Organizou o livro Poeira do céu e outros poemas, de José Lins Caldas (EDUFRN, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-10-2014

Como Citar

OLIVEIRA, I. C. da C. B.; SANTOS, C. de F. . S. M. dos. ENTRE CARTAS, POEMAS E “UM BRIÊTE” DE RENATO CALDAS. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 32–46, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6055. Acesso em: 23 abr. 2024.