CÂMARA CASCUDO E MÁRIO DE ANDRADE NOS ANOS 30: DESAFIOS DA POLÍTICA E DA PESQUISA SOB TENSÃO

Autores

  • Edna Maria Rangel de Sá

Resumo

Leitura sobre a correspondência entre Mário de Andrade e de Câmara Cascudo durante os anos de 1930. As cartas desse período têm quase sempre um forte tom político, ideológico que, de certa forma, sobrepuja as questões artísticas e literárias ou aparecem imbricadas a estas. O modernismo no e do Rio Grande do Norte se dará, principalmente, por meio desta correspondência e suas várias ramificações, como por exemplo, ensaios de Mário de Andrade publicados em jornais e revistas locais, livros deste distribuídos e divulgados na província por Câmara Cascudo, assim como ensaios e livros de Câmara Cascudo publicados e/ ou divulgados no centro sul do país. Dessa década, constam 75 cartas, 47 de Câmara Cascudo e 28 de Mário de Andrade, textos que formam o corpus de análise deste artigo.

Edna Maria Rangel de Sá é professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) e estudiosa da correspondência entre Mario de Andrade e Luís da Câmara Cascudo.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-10-2014

Como Citar

SÁ, E. M. R. de. CÂMARA CASCUDO E MÁRIO DE ANDRADE NOS ANOS 30: DESAFIOS DA POLÍTICA E DA PESQUISA SOB TENSÃO. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 57–68, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/6069. Acesso em: 29 mar. 2024.