Effect of jejunal resection in rats subjected to partial hepatectomy
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v4i1.4912Keywords:
Regeneração hepática. Hepatectomia parcial. Jejunum. Ressecção intestinalAbstract
Objetivo: Ressecções extensas do intestino, associadas à hepatectomias, quer por lesões traumáticas, quer por doenças malignas, têm sido cada vez mais frequentemente realizadas, de modo que até o presente há controvérsias a respeito da participação de segmentos do intestino na regeneração do fígado. Testar a hipótese segundo a qual a regulação da regeneração hepática pode ser exercida pelo jejuno separadamente, podendo esse segmento intestinal ser efetivo no processo. Metodologia: Foi realizado um estudo experimental controlado e randomizado, utilizando 18 ratos Wistar. Os animais foram alocados em 3 grupos, cada um com 6 ratos: grupo 1, ressecção do jejuno + hepatectomia;
grupo 2, hepatectomia e grupo 3, sham (simulação). Os ratos foram pesados antes da cirurgia e imediatamente antes do sacrifício que ocorreu no 6º dia de observação, em que também foi realizado a pesagem do fígado, além de dosagens séricas de enzimas hepáticas. O cálculo da regeneração hepática foi baseado na razão massa hepática/massacorporal no momento da eutanásia e pós-operatório imediato. Resultados: No grupo hepatectomia + ressecção jejunal a TGP, TGO e FA foram 182,4±23,7; 59,3±3,2 e 258,6±44,2 respectivamente, significativamente mais elevadas do que no grupo hepatectomia, com valores 124,2±14,3; 43,7±3,5 e 166,3±8,3, respectivamente (p<0,001). A regeneração hepática no grupo submetido à hepatectomia (93,18±12,87%) foi estatisticamente maior (p<0,001) que nos ratos do grupo hepatectomia + ressecção jejunal (53,84±11,32%). Conclusão: Há, portanto, indícios de que alguns mecanismos derivados do jejuno e provenientes da circulação portal contribuem para a regulação da relação fígado/massa corpórea, favorecendo o processo de regeneração hepática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.