Câncer da mama na cadela
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v8i1.13039Keywords:
Câncer de mama canino. Patogênese. Progesterona. Hormônios. Tratamento.Abstract
Objetivo: Este artigo teve como objetivo fazer uma revisão sobre o câncer de mama canino feminino, incluindo características diferenciais, frequência e dependência hormonal, diagnóstico e tratamento. Métodos: uma revisão da literatura na base de dados Pubmed foi realizada usando as palavras-chave tumores mamários caninos, patogênese, estadiamento, diagnóstico, tratamento. Resultados: Foram discutidos aspectos relevantes da influência dos hormônios no câncer de mama em cadelas, tipos de tumores, classificação histopatológica e comportamento biológico, sinais clínicos, exame físico, diagnóstico e tratamento. Com base na informação clínica disponível em medicina veterinária, os medicamentos quimioterápicos ciclofosfamida, 5-fluorouracilo e doxorrubicina, podem desempenhar um papel importante no tratamento de tumores malignos das glândulas mamárias em cães. O tratamento deve basear-se na compreensão do oncologista individual sobre biologia do tumor, experiência e interpretação dos estudos disponíveis. Finalmente, o artigo aborda o uso de novos tratamentos e atualiza sobre muitos aspectos no manejo do câncer de mama em cães do sexo feminino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
03-11-2017
How to Cite
MEDEIROS, V. B. Câncer da mama na cadela. JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 118–129, 2017. DOI: 10.20398/jscr.v8i1.13039. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/jscr/article/view/13039. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
REVIEW
License
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.