MANEJO TERAPÊUTICO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO OLFATÓRIA: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20398/jscr.v11i2.22016

Palavras-chave:

Olfaction Disorders, Therapeutics, Drug therapy and Smell

Resumo

Objetivo: A disfunção olfatória vem se mostrando uma alteração muito prevalente nos pacientes com COVID-19, tanto como apresentação clínica como sequela de duração ainda não determinada. Dessa forma, essa pesquisa busca entender o que as novas publicações sobre o tratamento da hiposmia e anosmia vem trazendo de oportunidades terapêuticas. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura sobre artigos publicados sobre o tema disfunção olfatória e tratamento, na base de dados MEDLINE + PUBMED. A pesquisa foi delineada utilizando os seguintes descritores: “hyposmia OR anosmia AND treatment”. Em seguida foram utilizados os filtros: “últimos 05 anos” e “humanos”. Além dos seguintes tipos de estudo: “Ensaio Clínico”, “Revisão Sistemática” e “Metanálises”. Totalizando 55 artigos, dos quais destacamos 13 artigos com resumo condizente com o objetivo desta revisão. Conclusão: A maioria dos estudos recentemente publicados foca no tratamento com base em duas intervenções: o uso do corticoide e o treinamento olfatório, apresentando bons resultados, porém em estudos frágeis. Além disso, oportunidades terapeuticas com o uso da insulina intranasal, dos aparelhos de pressão positiva e da lavagem nasal com citrato de sódio vem aparecendo em publicações recentes.

Palavras-chave: Transtorno do olfato; Terapêutica; Tratamento Farmacológico e olfato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique de Paula Bedaque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua na grande área da saúde, mais especificamente, avalia trabalhos sobre promoção a saúde e qualidade de vida, atenção aos grupos de pessoas com necessidade especiais, atenção integral a mulher, criança e terceira idade, esporte e lazer, hospital e clínica universitária e novas endemias e epdemias . Pesquisador de saúde, educação médica, extensão universitária e na área da otorrinolaringologia. desenvolve
projetos e trabalhos contemplando temas relacionados à otorrinolaringologia e a educação médica, além de questões relativas à saúde pública, promoção a saúde e orientação social.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

BEDAQUE, H. de P.; MARIA DE BRITO MACEDO FERREIRA, L. .; JULIANE PATRÍCIA GRIGÓRIO DA SILVA; MÔNICA CLAUDINO MEDEIROS HONORATO; DEBORAH CARLA SANTOS GIBSON; HALAN ARAÚJO SANTOS; LUCAS MARINHO VASCONCELOS. MANEJO TERAPÊUTICO DO PACIENTE COM DISFUNÇÃO OLFATÓRIA: REVISÃO DA LITERATURA. JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 135–147, 2020. DOI: 10.20398/jscr.v11i2.22016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/jscr/article/view/22016. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão