UTILIZAÇÃO DA ULTRASSONOGRAFIA À BEIRA LEITO PARA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO GÁSTRICO: REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v13i1.28495Palavras-chave:
Anestesiologia, Gastroenterologia, Esvaziamento gástrico, UltrassonografiaResumo
Introdução: A aspiração perioperatória do conteúdo gástrico é uma complicação grave da anestesia e está associada à alta morbimortalidade, podendo resultar em pneumonia grave que requer suporte de ventilação mecânica em até um terço dos pacientes. Com o advento da ultrassonografia portátil, a realização de ultrassom no local de atendimento se tornou relativamente fácil e viável. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura buscando avaliar os ensaios clínicos que avaliaram a determinação de volume e conteúdo gástrico por ultrassonografia à beira do leito (POCUS). Método: A seleção dos trabalhos foi realizada em agosto de 2021 na base de dados PUBMED. Duas estratégias de busca foram utilizadas: 1 - Ultrasound AND gastric AND fasting and anesthesia; e 2 - bedside AND ultrasound AND gastric. Não foi realizado corte temporal. Todavia, somente estudos clínicos foram considerados na presente revisão. Resultados: A busca finalizou com 10 artigos que atenderam adequadamente aos critérios de inclusão. Conclusão: A POCUS é uma técnica não invasiva muito útil na determinação do conteúdo e volume gástrico com alta sensibilidade e especificidade, mesmo que o conteúdo gástrico seja incerto. Além disso, a aplicação da POCUS na determinação do esvaziamento gástrico apresentaria boa sensibilidade e especificidade na discriminação de pacientes com e sem íleo.
Descritores: Anestesiologia; Gastroenterologia; Esvaziamento gástrico; Ultrassonografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.