PREVALÊNCIA DE ROLHA DE CERA EM CRIANÇAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20398/jscr.v14i1.31688

Palavras-chave:

Cerume, criança, otorrinolaringologia, estudo transversal

Resumo

Introdução: O cerume, conhecido popularmente como cera de ouvido, constitui uma substância produzida pelas glândulas sebáceas e ceruminosas dos dois terços externos do canal auditivo. A presença do cerume é geralmente assintomática, mas nos sintomáticos existe a indicação de terapêutica adequada. Objetivos: Avaliar a prevalência e sintomas associados de cerume otológico em crianças de um hospital terciário.  Metodologia: Trata-se de uma pesquisa analítica, transversal e observacional, dentro de uma abordagem quantitativa. Um estudo de cunho epidemiológico no qual se espera obter, por amostragem, a prevalência de toda a população pediátrica do estado do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa transcorreu com um grupo etário, maior de 5 anos até menores de 18 anos. Resultados: Um total de 385 crianças participaram da pesquisa, sendo 51,2% do sexo masculino (n=197) e 48,8% do sexo feminino (n=188), a idade variou de 6 a 17 anos, tendo como média 10,05.  Entre o número total de participantes, a presença de cera foi verificada em 326 (84,7%),  com cera impactada em 45 crianças  (11,7%). Ademais, do total de casos de obstrução total 46,6% foram bilaterais. Conclusão: Rolha de cera é um problema comum observado em crianças brasileiras. É evidente a importância do aumento da acessibilidade ao serviço de saúde que seja capaz de fazer a otoscopia, além da lavagem otológica a fim de diminuir a prevalência e o impacto da rolha de cera nas crianças do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique de Paula Bedaque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua na grande área da saúde, mais especificamente, avalia trabalhos sobre promoção a saúde e qualidade de vida, atenção aos grupos de pessoas com necessidade especiais, atenção integral a mulher, criança e terceira idade, esporte e lazer, hospital e clínica universitária e novas endemias e epdemias . Pesquisador de saúde, educação médica, extensão universitária e na área da otorrinolaringologia. desenvolve
projetos e trabalhos contemplando temas relacionados à otorrinolaringologia e a educação médica, além de questões relativas à saúde pública, promoção a saúde e orientação social.

Downloads

Publicado

17-07-2023

Como Citar

BEDAQUE, H. .; FERREIRA, L. M. de B. M.; CLEMENTE, M. J. F.; MORAIS, G. M.; CAVALCANTE, L. E. Q. PREVALÊNCIA DE ROLHA DE CERA EM CRIANÇAS NO RIO GRANDE DO NORTE. JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.20398/jscr.v14i1.31688. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/jscr/article/view/31688. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais