ABREVIAÇÃO DO TEMPO DE JEJUM PRÉ-OPERATÓRIO: REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v14i1.31827Palavras-chave:
Anestesiologia, Jejum, Esvaziamento gástrico, Pré-operatórioResumo
Introdução: A prática do jejum pré-operatório está estabelecida desde do século passado e, desde então, o conceito tradicional de jejum e privação de água tem sido questionado por anestesistas e cirurgiões após anos de prática. Diversos protocolos foram propostos por sociedades, porém essa realidade, no entanto, não condiz com a prática exercida em muitos centros de assistência à saúde. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura e analisar os estudos que abreviaram o tempo de jejum pré-operatório publicados nos últimos 5 anos. Método: A seleção dos trabalhos foi realizada em fevereiro de 2023 na base de dados PUBMED. Foi utilizado como descritores: fasting AND preoperative AND shorten. O recorte temporal foi os últimos 5 anos. Resultados: A busca finalizou com 12 artigos que atenderam adequadamente aos critérios de inclusão. Conclusão: A abreviação do tempo de jejum pré-operatório de 2h para líquidos claros pode ser possível, segura e promove benefícios. Para o paciente, é capaz de melhorar o conforto, reduzir sede e a fome, melhorar a função gastrointestinal e diminuir a ansiedade pré-operatória. Além disso, diminui o uso de analgésicos, do volume de infusão intravenosa e estabiliza os níveis de glicemia, insulina e eletrólito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.