PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OTOLÓGICOS NA POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v14i1.32350Palavras-chave:
otorrinolaringologia, hipoacusia, tontura, zumbido, prurido otológico, otalgiaResumo
A otorrinolaringologia tem diversas atuações, entre elas a otologia, rinologia, além de envolver queixas da garganta, sono, disfagia, foniatria, gustação, olfato e otoneurologia. Em termos de frequência nos ambulatórios de otorrinolaringologia, logo após as alterações nasais, estão as queixas otológicas. OBJETIVO: Definir a prevalência dos sintomas hipoacusia, tontura, zumbido, prurido otológico e otalgia na população do estado do Rio Grande do Norte. MÉTODO: Foram avaliados 1067 voluntários no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-RN) quanto à presença de queixas otológicas. RESULTADO E CONCLUSÃO: As queixas otológicas são extremamente comuns na população estudada, sobretudo o prurido otológico, hipoacusia e zumbido, sendo fundamental mais estudos acerca do tema a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.