Síndrome de Mermoyez: Uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v15i1.35196Palavras-chave:
otorrinolaringologia, vertigem, Síndrome de LermoyezResumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Lermoyez é considerada uma patologia rara e de etiologia desconhecida, cujo quadro clínico inclui hipoacusia, zumbido e vertigem, à semelhança da Doença de Ménière, diferenciando-se deste último pela melhora da acuidade auditiva durante a crise vertiginosa. OBJETIVOS: Revisar os artigos mais atualizados sobre a Síndrome de Lermoyez, dada sua relevância para a plena compreensão das queixas otoneurológicas. MÉTODOS: Revisão de literatura de artigos publicados nos últimos 30 anos, em inglês, português e espanhol, mediante busca com descritor “Lermoyez syndrome” nas bases de dados MEDLINE, PUBMED e Scielo. RESULTADOS: Quatro artigos foram triados para a análise na íntegra. Três inferiram que, embora similar, há aspectos intrínsecos nestes pacientes, que distinguem sua fisiopatologia daqueles com Doença de Ménière. Testes audiométricos parecem sobrepor os vestibulares em termos de valor preditivo positivo, sendo ambos amplamente detalhados nos trabalhos, destacando-se o achado da melhora no limiar auditivo, após o episódio de vertigem, em menores frequências. CONCLUSÃO: Apesar do quadro clínico e dos achados audiológicos e vestibulares da Síndrome de Lermoyez serem bem descritos, a escassez de estudos acerca desta doença dificulta a plena compreensão dessa patologia bem como seu adequado manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.