INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO NA PRÁTICA HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2179-7889.2025v16n1ID40300Palavras-chave:
Cirurgia eletiva, Emergência, Infecção do sítio cirúrgico, Classificação, Prevenção, Profilaxia antibiótica.Resumo
Contexto/objetivo: As infecções do sítio cirúrgico (ISCs) representam uma pressão considerável sobre os recursos de saúde. Elas são amplamente preveníveis e múltiplas intervenções têm sido propostas ao longo dos anos na tentativa de preveni-las. Esta revisão teve como objetivo descrever detalhes importantes sobre fatores de risco, vigilância, prevenção em sala operatória e antibioticoprofilaxia em ISCs em pacientes cirúrgicos. As informações aqui incluídas são um adendo à profilaxia e ao manejo de ISCs. Métodos: A literatura foi pesquisada usando as palavras-chave: infecção do sítio cirúrgico, prevenção, antibioticoprofilaxia, classificação, sala operatória. Publicações recentes foram pesquisadas nas bases de dados Pubmed, Web of Sciences e Scielo. Análise crítica e classificação da literatura foram realizadas. Resultados: A incidência de ISC após cirurgia não está diminuindo. Com base nesta revisão de ensaios publicados, alguns avanços podem ser incluídos nos cuidados pré, trans e pós-operatórios. Mais pesquisas são necessárias, juntamente com melhor adesão às medidas preventivas. O conhecimento ideal das características farmacocinéticas/farmacodinâmicas dos antibióticos auxilia na decisão de quando doses adicionais de antibióticos intraoperatórios devem ser administradas em pacientes com infecções submetidos a cirurgia para prevenir ISC. Conclusões: O presente artigo oferece uma visão geral das evidências disponíveis sobre o controle e prevenção de infecções do sítio cirúrgico.
Palavras-chave: Cirurgia eletiva, Emergência, Infecção do sítio cirúrgico, Classificação, Prevenção, Profilaxia antibiótica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.
English
Português (Brasil)