A Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho -  RERUT é uma publicação semestral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS) do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foco e Escopo

A RERUT apresenta uma linha editorial direcionada exclusivamente para artigos científicos em economia regional (JEL: R00-R19), economia urbana (JEL: R20-R59) e economia do trabalho (JEL: J00-J89). A RERUT prioriza os trabalhos quer versam  sobre: o espaço em suas características socioeconômicas; o trabalho nas dimensões de emprego, renda e demais características do mercado de trabalho; a inovação voltada para a questão da produtividade e seus rebatimentos econômicos; e, por fim, a sustentabilidade em sua dimensão econômica e política. Tem por foco a publicação de artigos, ensaios e trabalhos de análise econômica aplicada aos interesse do setor público e privado.  Espera-se que os artigos publicados possam aproximar a teoria da realidade.  A RERUT apresenta-se como um espaço aberto a publicação para toda a comunidade acadêmica, nacional e internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos são avaliados através de um protocolar procedimento, que se inicia com os Editores  visando avaliar a adequação das submissões à linha editorial da Revista.  Quando aceita a submissão, encaminha-se o artigo para avaliação a ser realizada por pareceristas designados pelos Editores, no sitema double-blind.

A RERUT tem por objetivo disseminar o conhecimento científico na área de Economia por meio da publicação de trabalhos inéditos e que se encontrem na fronteira dos diversos ramos da ciência econômica.

 

Política de Acesso Livre

A revista RERUT é online e open acess, todos os artigos são em acesso aberto e livres para leitura e download.

Ressaltamos que os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Permite-se a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja citada corretamente a fonte.

 

Programa Político-Ético da RERUT

 

Princípios éticos

A RERUT tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Nós que participamos da RERUT defendemos intransigentemente um comportamento ético na publicação da RERUT  por todos os envolvidos. É vedado o plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

 

Deveres das partes envolvidas na publicação da RERUT.

DO EDITOR

a) é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados.  Guia-se pelas políticas estabelecidas pelo Conselho Editorial e pelo Comitê Científico. Essas políticas obedecem às exigências legais definidas pelos estatutos em vigor sobre difamação,  calúnia, injúria, violação de direitos autorais e plágio.  É facultativo ao editor consultar o Comitê Científico e o Conselho Editorial para definição dos artigos a serem publicados.

  b) deve decidir sobre os artigos e resenhas submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade, ideologia ou a filosofia política dos autores e avaliadores, ou seja com transparência e respeito aos envolvidos .

c) não deve divulgar qualquer informação sobre os artigos submetidos, a não ser aos pareceristas e os conselheiros editoriais, agindo assim com sigilo e confidencialidade.

d) não utilizará materiais inéditos divulgados em um artigo ou resenha submetido em artigos, resenhas ou pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. 

e) deve recusar avaliar os artigos e resenhas em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores.

f) deve proceder com as medidas necessárias cabíveis ​​quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um artigo ou resenha submetidos ou  publicados.

 

DOS PARECERISTAS, AVALIADORES, COMISSÃO E CONSELHO EDITORIAL:

 

a) auxiliam o editor na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações com o autor colaboram com o mesmo na melhoria do artigo ou resenha.

b) quando não se sentirem qualificados para analisar o artigo ou sabem que a sua  leitura e avaliação será impossível no prazo previsto,  devem notificar imediatamente o editor.

c) devem tratar os artigos e resenhas como documentos confidenciais. Não devem ser mostrados ou discutidos com terceiros.

d) as avaliações e os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva e pragmática. Os pareceristas devem expressar suas avaliações de maneira clara e apoiados em argumentos, sem utilizar chavões, adjetivações desnecessárias ou pejorativas.

e) devem identificar trabalhos publicados relevantes  mas que não foram citados pelos autores.

f) devem comunicar ao editor sobre qualquer semelhança, sobreposição ou identidade entre o artigo ou resenha submetido e qualquer outro documento  publicado de que tenham conhecimento.

g) informações, ideias, dados ou estatisticas obtidas pelo parecerista ou avaliador por meio da leitura dos artigos ou resenhas devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal,  a não ser quando forem publicadas, respeitando a devida indicação das fontes de referência.

h) não devem avaliar artigos ou resenhas em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores.

 

DOS AUTORES:

 a) devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado.

b) apresentar uma discussão objetiva e concisa sobre o seu significado.

c) o artigo apresentado deve conter detalhes suficientes e referências que permitam sua replicação.

d) declarações fraudulentas são vedadas, como também informações  intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são proibidas.

e) devem garantir que os artigos são originais.

f) plágio em qualquer de suas formas se constitui em comportamento antiético sendo vedado tal prática.

g) não devem publicar artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico.

h) não devem submeter o mesmo artigo  para mais de uma revista ao mesmo tempo.

i) a publicação do mesmo artigo em mais de um periódico se constitui em comportamento antiético e é defeso na RERUT.

J) devem citar as publicações que foram relevantes  na determinação da natureza e elaboração do trabalho relatado.

m) informações  particulares ou privadas, como em uma conversa, correspondência, ou debate com terceiros, não devem ser usadas sem a permissão explícita por escrito da fonte.

n)  a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que  contribuiram significativamente para elaboração do artigo submetido.

o) o autor principal deve garantir que todos os legítimos coautores estejam incluídos no artigo. 

p) os autores devem divulgar no artigo, em nota de rodapé, qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu artigo ou resenha.

q) as fontes de apoio financeiro para elaboração do artigo devem ser divulgadas.

r) qualquer erro, equívoco, plágio ou imprecisão detectado pelos autores em trabalhos próprios ou de terceiros deve ser  informado imediatamente o editor.

 

POLÍTICA DE DIREITO AUTORAL

A Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho – RERUT exige dos autores, Comissão editorial, Conselho Editorial, pareceristas e demais colaboradores um comportamento em conformidade com a ética e a boa conduta. Todos os artigos que são submetidos passam por uma análise antiplágio. Os editores realizarão buscas online para verificar se o trabalho já foi publicado ou se há trechos copiados de outras fontes, antes de ser encaminhado para análise do seu teor.  Além disso, faz parte da política da Revista a garantia de avaliação igualitária e justa de todos os artigos que são submetidos, de forma que não haja qualquer tipo de conflito de interesse entre autores e avaliadores.