O PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO NORTE (PROADI), O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E A CRIAÇÃO DE EMPREGOS (1985/00)

Autores

  • Denílson da Silva Araújo UFRN/DEPEC

Resumo

A pretensão do presente trabalho é a de analisar o processo de industrialização do Rio Grande do Norte a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do estado no período de 1985 a 2000. Buscamos registrar “As Circunstâncias Históricas de Implantação do Programa de Industrialização do Rio Grande do Norte (PROADI)” que ocorreu sobre forte impulso da “guerra fiscal”. Esta última foi analisada no tópico intitulado “No Berço da ‘Teoria’ e da Praxis da Guerra Fiscal no Rio Grande do Norte” – à luz das interpretações de diferentes especialistas que têm analisado, de fato, quem ganha e quem perda com a “guerra fiscal”.  No tópico seguinte,  “Algumas Notas Sobre os Efeitos do PROADI na Atração de Novos Capitais Produtivos e na Criação de Empregos no Rio Grande do Norte” , tentamos defender a tese de que os incentivos criados pelo estado do Rio Grande do Norte para levar adiante seu incipiente processo de industrialização rendeu-lhe efeitos positivos, tanto na atração de novos capitais para o interior da economia potiguar quanto na criação de novos empregos. Por fim,  nas considerações finais,  registrou-se que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte embora sustente o estado na arena da perversa “guerra fiscal” tem se constituído no principal fator de atração de novos investimentos produtivos. Sem o esforço de manutenção do PROADI muito provavelmente os parcos investimentos e empregos criados no Rio Grande do Norte não teriam se cristalizado uma vez que o poder (fiscal) – de conceder subsídio – de outros estados nordestinos é significativamente maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denílson da Silva Araújo, UFRN/DEPEC

Economista, Doutor em Ciências Econômicas, professor do Departamento de Economia da UFRN.

Downloads

Publicado

19-06-2012

Como Citar

ARAÚJO, D. da S. O PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO NORTE (PROADI), O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E A CRIAÇÃO DE EMPREGOS (1985/00). Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16666. Acesso em: 23 abr. 2024.