REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DAS CIDADES MÉDIAS POTIGUARES: estudo preliminar sobre Pau dos Ferros-RN

Autores

  • Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas UERN, Departamento de Economia
  • Maria do Livramento Miranda Clementino UFRN/DPP

Resumo

Este trabalho se remete ao estudo do processo de reestruturação produtiva e suas implicações para a (re) configuração das cidades médias potiguares, especialmente para Pau dos Ferros. Ressalta-se que no Brasil, foi durante a década de 1980, que ocorreram os primeiros impulsos do processo de reestruturação produtiva, ficando a década seguinte responsável pelo processo de intensificação e implantação de vários receituários ditos “flexíveis”. Em contraposição a essa ancora ideológica, em que, o consenso em torno dos “lugares eleitos” comanda não apenas as discussões na academia, mas também a maioria das decisões públicas de investimento, entendemos que a apreensão dos determinantes da questão urbana e regional no Brasil torna-se cada vez mais premente. As mudanças no padrão de acumulação mundial, concomitante à crise do Estado, contribuem para acentuar a clássica dualidade estrutural em nosso país, interrompendo a desconcentração das atividades produtivas posta em prática com recursos públicos a partir dos anos 1970, ficando as principais decisões nas mãos do mercado. No Rio Grande do Norte, a despeito das mudanças na estrutura produtiva e na organização sócio-espacial, os investimentos continuam imprimindo o caráter concentrador de outrora, sobretudo se considerado que o processo de desconcentração anteriormente iniciado foi limitado. Investimentos que se centram no Litoral Oriental, local onde fica Natal, a capital do estado, e se concentram em atividades turísticas, industriais e comerciais, e em Mossoró, com a fruticultura irrigada e a indústria extrativa.  Consequentemente, as demais regiões, como a do Alto Oeste, ficam excluídas dos projetos de investimento Estatais e/ou do capital privado e, portanto, tornam-se dependentes das transferências públicas e dos programas de transferências de renda. A despeito dessa concentração, cidades como Pau dos Ferros tem se destacado como centro intermediário e assumido importante papel, no que se refere à prestação de serviços como educação, inclusive de  nível superior, saúde  e um comércio varejista diversificado não apenas para os municípios do entorno imediato, mas também para municípios dos vizinhos estados do Ceará e da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas, UERN, Departamento de Economia

Economista e doutoranda em Ciências Sociais, professora de economia do campus Pau dos Ferros - UERN

Maria do Livramento Miranda Clementino, UFRN/DPP

Economista, sociologa, Doutora em Economia. Professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN.

Downloads

Publicado

21-06-2012

Como Citar

DANTAS, J. R. de Q.; CLEMENTINO, M. do L. M. REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DAS CIDADES MÉDIAS POTIGUARES: estudo preliminar sobre Pau dos Ferros-RN. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16668. Acesso em: 25 abr. 2024.