ASPECTOS GERAIS DA INSERÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL:

OS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS

Autores

  • Perilônia Oliveira Campos de Souza
  • Maria Lussieu da Silva DEPEC/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2316-5235.2017v6n2ID16700

Resumo

O artigo trata da inserção comercial brasileira no mercado internacional, considerando três períodos distintos, qual seja, o primeiro mandato de cada um dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e de Dilma Rousseff (2011-2014).   Especificamente, busca-se observar o comportamento do comércio exterior brasileiro a partir do saldo da balança comercial do país, inclusive segundo o fator agregado.  Os procedimentos metodológicos adotados perpassam por uma revisão bibliográfica, utilizando estudos que contribuem tanto para a compreensão sobre o processo de internacionalização da produção, bem como da economia brasileira, com vista a apreender as mudanças pelas quais passou o país neste período e pela análise de dados referentes à balança comercial brasileira, disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria  e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio Exterior – MDIC/SECEX.  A análise dos dados aponta que de uma forma geral a composição da pauta de exportação demonstra uma relativa permanência de bens com baixo valor agregado, a exemplo das commodities agrícolas e industriais.  Em suma, a compreensão da internacionalização comercial da produção é fundamental para a orientação para o desenho de instrumentos e/ou políticas que visem o desenvolvimento do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perilônia Oliveira Campos de Souza

Graduada em Economia e Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Maria Lussieu da Silva, DEPEC/UFRN

Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

02-03-2018

Como Citar

SOUZA, P. O. C. de; DA SILVA, M. L. ASPECTOS GERAIS DA INSERÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL:: OS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS. Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 5–29, 2018. DOI: 10.21680/2316-5235.2017v6n2ID16700. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16700. Acesso em: 24 abr. 2024.